100kg de alimentos impróprios para consumo são apreendidos em Queimados
100kg de alimentos impróprios para consumo são apreendidos em Queimados
Vigilância sanitária multou o supermercado Extra, o segundo mercado multado por más condições em menos de uma semana
Aproximadamente 100 kg de alimentos em estado de deterioração e fora de validade foram apreendidos no Supermercados Extra , em Queimados, que foi notificado pela Vigilância Sanitária do município por más condições de armazenamento dos alimentos como carnes, congelados e laticínios nesta segunda, 17. O setor de saúde pública da Prefeitura notificou e multou o mercado e abriu inquérito para que a Polícia Civil investigue o caso. O comércio teve o refeitório e balcão de frios interditado por más condições de ambiente para os alimentos. O estabelecimento tem 24h para adequar a parte refrigerada e 60 dias para o refeitório. A ronda é feita periodicamente em todos os estabelecimentos do município e tem como prioridade os locais que recebem denúncias.
O mercado já foi multado no ano passado e terá que cumprir os prazos para evitar mais multas e uma possível interdição do estabelecimento. A moradora do bairro Vila Americana, Neli do Carmo, comentou que antes comprava no Novo Mundo, que também sofreu a fiscalização onde foi apreendido 600kg de alimentos petrificados na última semana, mas que não deu sorte ao trocar de mercado. “Os mercados estão extrapolando nesse quesito, acho muito bom a Vigilância Sanitária fazer isso, pois só ajuda a população. Eu vou continuar de olho para ajudar o poder público a fazer o seu trabalho”, destacou Neli. Quem foi salvo pela Vigilância, foi o senhor Jorge Alvez, morador do Camões, que estava prestes a comprar uma carne em estado de petrificação no momento exato que a Vigilância interditou o balcão de congelados. “Nossa, que sorte! Ia acabar levando para minha casa um alimento impróprio para consumir. Parabenizo a vigilância sanitária por estar cuidando de nossas famílias”, destacou Jorge.
A secretária de Saúde, Drª Fátima Cristina, pede a população que possa colaborar com a fiscalização. “As pessoas que detectarem qualquer irregularidade nos estabelecimentos do nosso município podem procurar a Vigilância em Saúde, que fica na Avenida Irmãos Guinle, nº 673 – Centro, ou pelo telefone (21) 2665-5815. Todas as denúncias serão mantidas no anonimato, se a população puder e quiser, também nos ajudará tirando fotos dos alimentos pelo próprio celular. Contamos com a ajuda para que juntos consigamos manter o padrão de qualidade nos alimentos”, concluiu Fátima.
Segundo o subsecretário de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rodrigo Auni, a ronda é feita periodicamente e de surpresa. “Nos planejamos para visitar todos os estabelecimentos sem prévio aviso para que a empresa não tenha a chance de burlar a verificação. Assim, conseguimos realmente fiscalizar as irregularidades e acionar a polícia para que a empresa se adéque. Quem ganha com isso é a população que poderá confiar em comprar seus alimentos em estabelecimentos que seguem o padrão frigorífico”, comentou Rodrigo.
Legenda foto: 36 – Neli do Carmo, moradora do bairro Vila Americana: “Não adiantou trocar de mercado”
53 – Morador do bairro Camões, Jorge Alvez, foi salvo pela vigilância sanitária, que impediu o queimadense de comprar o alimento podre da prateleira
73 e 74 – Termo circunstanciado do inquérito que será instaurado para investigar o supermercado
24,37,38,40,43 e 54 – Equipe da vigilância sanitária fiscalizando os produtos alimentícios do mercado durante a ronda
57 – Agentes autuando o mercado especificando suas faltas no termo de fiscalização
77 – Parte dos produtos apreendidos foram entregues à 55 DP para realização de perícia para constar como prova no inquérito
Joyce Pessanha