21ª. DEUSA DO ÉBANO ORUNMILA NO RENASCENÇA CLUBE
VIGÉSIMA PRIMEIRA DEUSA DO ÉBANO ORUNMILA
Festa da Cultura Negra para a escolha da Rainha do Orunmila
Exaltação à dança, simpatia, beleza e estética da Mulher Negra
A Deusa do Ébano Orunmila mudou de mês e nesta Vigésima Primeira Edição agrega a escolha do Segundo Deus do Ifá.
O Orunmila será recebido e prestará também homenagem ao Departamento Feminino do seu novo templo: o Renascença Clube, que por si só faz a diferença na representatividade da negritude na cidade do Rio de Janeiro.
Será no próximo dia 21 de janeiro iniciando a festa com o almoço do Departamento Feminino a partir das 13 horas.
O evento que nesta edição marcará não somente a escolha da rainha do Grupo, como também a escolha do seu rei, contará com uma variedade de intervenções artísticas.
Um Festival Afro Especial com o anfitrião ORUNMILA, e os convidados já confirmados LEMI AIYÓ, de Bento Ribeiro, AGYTOÊ, da Zona Sul e Filhos de Gandhy da Zona Portuária, mais a Roda Cultural do AFROLAJE e aulão de percussão afro com Emerson do Samba, para quem não sabe, filho de Neguinho do Samba, um dos precussores do samba reggae.
Roda de Samba do Departamento Feminino comandada por MARCIO VANDERLEY e o convidado MARCELINHO MOREIRA.
Pra quem gosta de black music, nas carrapetas os Djs MARCELINHO MG e LP da FÚRIA HIP HOP, equipe formada na FEBARJ/LAPA há quinze anos e que mantém seu baile de hip hop com sucesso total. Participação de Cesinha Orunmila tocando soul e músicas lentas para matar a saudade e ainda o Dj ARTHUR ANNES do Hip Hop na Fita.
Fazendo as honras da casa, Marcelo Reis e Julia Joia, apresentadores oficiais.
O concurso da Deusa do Ébano Orunmilá se incorporou à cena da Cultura Afro Descendente do Estado do Rio de Janeiro, tendo como maior objetivo exaltar a beleza da mulher negra, dando visibilidade aos valores e manifestações culturais e artísticas da comunidade negra, além de dar a sua contribuição à formação cultural brasileira e carioca.
O concurso do Deus do Ifá se dará pela segunda vez, depois de vinte e cinco anos, mostrando a dança masculina da nossa cultura.
O Bloco Orunmilá, é referência na cultura afro carioca e visa preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira utilizando atividades educacionais e culturais, sobretudo a música e a dança, como elementos de informação e de fortalecimento da identidade étnica. É um dos responsáveis diretos pela revitalização cultural e artística da Lapa, reunindo muitos adeptos e simpatizantes todas as sextas-feiras, na sede da Federação de Blocos Afro e Afoxés do Estado do Rio de Janeiro.
Para Paulo Cesar Xavier, produtor e coordenador do Orunmilá, “a proposta de DEUSA DO ÉBANO traz uma discordância construtiva que nada tem a ver com as narrativas propagadas de uma África subalterna, sem cultura e sem história. Numa explosão de gestos, tecidos, tranças e tambores a importância da cultura africana e afrodescendência é contada na figura da mulher negra exaltando seu papel enquanto guerreira, deusa da vida e retrato de uma revolução estética.”
Para aquelas que queiram concorrer ao título de DEUSA DO ÉBANO e DEUS DO IFÁ as inscrições ainda estão abertas. É só comparecer nas oficinas do Orunmila as quintas a partir das 20:30hs, na FEBARJ (Avenida Mem de Sá, 37, Lapa-RJ).
A realização da 21ª Deusa do Ébano Orunmilá conta com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Liga Afro Rio/FEBARJ, parceria: Renascença Clube, produção: Afro Orunmila
Ingressos: R$ 15,00 (Antecipado) e Aluguel de Mesas: R$ 20,00 – no Renascença Clube,
na FEBARJ: 5ª (oficinas do Orunmila) Av.Men de Sá 37 – Lapa,
Através de depósitos na conta 02622-5 Ag.6019 do Banco Itaú
MAIS INFORMAÇÕES: 21 99260-0019(zap) / 9764097100 (Cesar)
—
PAULO CESAR XAVIER