2ª Edição Prêmio Machine
O CENTRO CULTURAL JOÃO NOGUEIRA SEDIARÁ A 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MACHINE – BASTIDORES DO CARNAVAL CARIOCA
Serão 22 profissionais premiados, distribuídos em cinco categorias: Serviços; Cobertura Jornalística; Preparação de Desfile; Empresas e Entidades e Homenagem Especial.
No dia 13 de março, segunda-feira às 19h30min, realizaremos a entrega do Prêmio Machine – Bastidores do Carnaval Carioca, no Centro Cultural João Nogueira, antigo Imperator, aos 22 profissionais dos bastidores do carnaval que atuam na PASSARELA DO SAMBA. As cinco categorias se subdividem em 22 modalidades:
Serviços:
Montagem e Desmontagem
Decoração
Iluminação
Manutenção
Limpeza
Segurança
Cobertura Jornalística:
Jornal
Site
TV
Rádio
Preparação de Desfile:
Coreógrafo da Comissão de Frente
Apresentador de Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira
Diretor de Harmonia
Coreógrafo de Ala
Coreógrafo de Ala de Passistas
Mestre de Bateria
Diretor (Tia) de Ala das Baianas
Velha Guarda
Destaque
Escola de Samba-Mirim
Empresas e Entidades:
Compromisso Social
Homenagem Especial:
O Prêmio Machine – Bastidores do Carnaval Carioca foi criado em 2016, idealizado por Cátia Calixto, apoiado por José Caetano Faria (o Machine), Denise Pinto Pereira e Elizabeth Rodrigues, juntos deram vida a esse ideal.
Observando ano após ano o Carnaval, e principalmente a passarela do samba, chegaram à conclusão de que se fazia necessário homenagear e premiar os anônimos da Sapucaí. É uma premiação extraoficial dos Bastidores do Carnaval Carioca.
O evento foi inspirado na história do “Síndico do Samba”, Jose Carlos Farias Caetano, mais conhecido como Machine. Ele está na passarela do samba desde a sua fundação, começou como faxineiro, depois de fazer de tudo no carnaval, virou Síndico da Passarela.
A coordenação do prêmio que esteve presente em todos os ensaios técnicos na Sapucaí indicará 03 (três) profissionais de cada modalidade e em consenso escolherão o vencedor, já em três categorias específicas (Serviços, Cobertura Jornalística e Preparação de Desfile), a coordenação indicará os 03 (três) profissionais e um Corpo Técnico formado por: Bruno Chateaubriand (Jornalista, Empresário e Julgador do Estandarte de Ouro); Haroldo Costa (Ator, Produtor, Escritor, Jornalista e Sambista); Helena Theodoro (Escritora, Doutora em Filosofia, Pesquisadora de cultura afro-brasileira, Coordenadora do curso de Pós-graduação de Figurino e Carnaval da UVA); Maria Augusta (Carnavalesca e comentarista de carnaval na Tv); Mestre Dionísio (Fez parte do Balé Folclórico de Mercedes Baptista, é presidente e fundador da 1ª Escola de Mestre sala, Porta bandeira e Porta Estandarte do Rio de Janeiro e integrante e parceiro da Companhia Arquitetura do Movimento); Rachel Valença (Professora, pesquisadora e escritora) e Teteu José (Comunicador e Sambista) escolherá o vencedor de cada modalidade.
Esta edição terá como homenageada especial a Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e Dona Zica, a secretária tem o samba no sangue, além de desenvolver ao longo de sua vida, projetos e ações de incentivo e preservação cultural do SAMBA.
Serviço:
2ª Edição Prêmio Machine 2017 – Bastidores do Carnaval
13 de Março – Segunda-feira – às 19h30min
Centro Cultural João Nogueira – Imperator
Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Mídias e Contatos: http://premiomachine.com.br/web/ – www.facebook.com/premiomachine – contato@premiomachine.com.br
CONCEIÇÃO GOMES
PHILL ARAÚJO
Imprensa Prêmio Machine