86 blocos animam segunda-feira de carnaval no Rio
Nesta segunda-feira, o carnaval foi de primeira. Nem o tempo nublado foi capaz de diminuir a empolgação dos foliões espalhados pelos 86 blocos programados para desfilar pelos quatro cantos da cidade. Como prova de que o carnaval é a festa mais democrática do mundo, o maior sucesso de público entre os cordões que se apresentaram no dia não tem inspiração no samba ou nas tradicionais marchinhas, mas, sim, no rock’n’roll dos Beatles. O Sargento Pimenta superou a estimativa de 120 mil pessoas e reuniu 180 mil foliões durante a tarde, no Aterro do Flamengo. Conhecido pela irreverência, o bloco promoveu uma homenagem inesquecível ao álbum “Help”, da banda de Liverpool.
Logo pela manhã, às 7h, o Bloco Corre Atrás reuniu 15 mil pessoas, no Leblon. Também na zona sul, a Banda Sá Ferreira levou seu charme para 8 mil foliões, às 16h. Na zona oeste da cidade, a Bloco Isbarra reuniu 10 mil pessoas na Av. Lúcio Costa, em frente a Érico Veríssimo. O cordão Afoxé Filhos de Gandhi se apresentou no posto 6, em Copacabana, e seguiu até o posto 2 no ritmo do agogô. Destaque também para o Cinebloco, na Praça Luis de Camões, na Glória. O criativo bloco faz releituras de grandes trilhas sonoras do cinema em ritmo de carnaval.
As crianças não ficaram de fora nessa segunda de carnaval. A Bandinha de Ipanema, na zona sul da cidade, foi a prova dos nove para revelar que o carnaval de rua não tem idade. Com muita aliteração, rima e batuque, o cordão foi o responsável por animar mais de 2 mil pessoas entre crianças e adultos. Pela manhã, o Largo do Machadinho, mas não largo do suquinho reuniu mil pessoas no Largo do Machado. No bloco, os pequenos entraram no mundo da fantasia e pularam ao som de marchinhas, guiados pelos empolgados pais, durante a festa.
Nesta terça-feira, último dia de carnaval, as maiores expectativas de público ficam por conta da Orquestra Voadora, às 13h, no Aterro do Flamengo, e da Banda de Ipanema, às 16h, na Praça General Osório, em Ipanema. Cada um dos blocos espera receber cerca de 90 mil foliões. Mas a folia começa bem cedo, às 08h, na concentração do Bloco das Carmelitas, no Largo do Curvelo, em Santa Teresa. No mesmo horário, mas na zona sul, o Rio Maracatu se apresenta na Av. Vieira Souto, em frente ao posto 8. Na Barra, zona oeste da cidade, o Trio Ternura toca às 11h, na Av. Lúcio Costa, em frente a Érico Veríssimo.
—
Ana Cristina Fiedler
Secretaria Especial de Turismo/Riotu