Governo do Estado dá início à programação especial no Mês Internacional da Mulher, na Casa Laura Alvim, em Ipanema
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 1º de março de 2024

Governo do Estado dá início à programação especial no Mês Internacional da Mulher, na Casa Laura Alvim, em Ipanema
Ação coordenada pela Secretaria da Mulher terá seminários, exposições e shows gratuitos até o dia 8 de março
Nesta sexta-feira (1/03), o Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, iniciou a agenda do Mês Internacional da Mulher, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Serão oito dias com uma programação repleta de eventos gratuitos, como exposições, projeções, seminários e shows.
Com a presença de representantes do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e da Câmara de Deputados, o evento de abertura contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga e uma palestra-magna da cônsul-geral adjunta do Reino Unido, Helena Crowther.
– Vamos ocupar a Casa Laura Alvim durante oito dias promovendo uma experiência incrível. Vamos falar de empreendedorismo feminino, violência contra a mulher e promover um grande debate sobre políticas públicas. Estamos no caminho certo, embora haja muito o que se fazer. O Rio tem, hoje, 55 equipamentos especializados para atendimento às mulheres e tivemos uma redução de quase 11% em casos de feminicídio entre 2023 e 2022. Queremos alcançar ainda mais conquistas e estamos trabalhando para isso – ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
O teatro da Casa também vai ser palco para três grandes encontros: o Painel – Fórum Estadual de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, neste sábado (02/03); o Seminário Mulheres Protagonistas no Desenvolvimento Econômico Mundial, na terça-feira (05/03); e o Diálogos: Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, na quarta-feira (06/03).
– Além de salvar mulheres da violência doméstica, queremos criar oportunidades de trabalho e de vida. Nossa luta é diária. Neste mês de março, sobretudo devemos lembrar a luta para termos voz e mostrar a nossa força – disse a primeira-dama do Estado, Analine Castro.
Programação intensa
O empreendedorismo feminino estará representado no “Pôr do Sol das Empreendedoras”, que ocupará a varanda da Casa, das 18h às 20h, até dia 6 de março. Diante de um dos cenários mais famosos da Cidade Maravilhosa, a Praia de Ipanema, as empreendedoras poderão trocar ideias e realizar parcerias.
Na área cultural, os espaços da Casa serão ocupados por uma agenda diversificada: exposição de fotos, projeções, exibição do documentário “Eu sou Nair Jane” e shows.
Rio é o estado com mais mulheres
O Rio de Janeiro tem 52,8% da população formada por mulheres, sendo o estado mais feminino do país, de acordo com o Censo do IBGE.
Ainda segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, no 3º trimestre de 2023 o Rio registrou a maior proporção de empreendedoras: 38% (média nacional é de 34,4%). São mais de 941 mil empreendedoras.
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoral
Credito Fotos