DIA 10: Lançamento do livro ‘Do samba ao funk do Jorjão’, do cantor e pesquisador Spirito Santo

DIA 10/ LANÇAMENTO NO BOLA PRETA: ‘DO SAMBA AO FUNK DO JORJÃO’ É A NOVA OBRA DE SPIRITO SANTO
No próximo sábado, dia 10, durante a confraternização de fim de ano do Sindicato dos Trabalhadores em Consultoria de Engenharia e Projetos no Rio de Janeiro (Sintcon) no Cordão da Bola Preta, no Centro, o músico, pesquisador e escritor Spirito Santo lançará “Do samba ao funk do Jorjão”, editado pela KBR Digital. Mas o que este livro – que estará à venda em livrarias como Travessa, Cultura, Saraiva e FNC – com um tema tão recorrente como o samba poderia ter novo?
De acordo com o autor, há um número impressionante de questões subjacentes cuidadosamente omitidas e guardadas em velhos armários ou arquivos por serem, de certo modo, incômodas para os acadêmicos: “O samba é visto quase sempre como um assunto pitoresco ou banal. Na obra dou à luz um prosaico de fatos históricos do Rio de Janeiro, por exemplo, resquícios de xenofobismo rasteiro, um nacionalismo ingênuo e renitente que ignora a evidente complexidade no processo de disseminação da cultura negra. A obra, assim sendo, contém reflexões multidisciplinares acerca das origens e dos significados do samba, com base em algumas características peculiares de sua evolução através do tempo, do espaço, de seus meios, entre os quais as bandas musicas e os conjuntos de percussão de rua. Nela será observada ainda a síntese, portanto, de dramas e dilemas socioculturais do Brasil”, explica.
“Do samba ao funk do Jorjão” será apresentado durante evento – com entrada franca e início às 14h – que, vale salientar, contará com uma série de artistas convidados a participar de uma roda de samba sob o comando do grupo Manga de Colete. O lançamento está previsto para as 17h, tendo como trilha sonora o show do grupo Vissungo – do qual Spirito Santo é o band-leader –, que passeia por vários ritmos, do samba ao jongo, da congada à música angolana.

O Centro Cultural Cordão da Bola Preta fica na Rua da Relação, nº 03, Centro (esquina com a Rua do Lavradio). Censura livre.

Cássia Valadão – Ass. de Imprensa

Deixe um comentário