Milhares de pessoas acompanham os blocos pela cidade
Milhares de pessoas acompanham os blocos pela cidade
Segurança e organização ajudaram a garantir o brilho da festa
O final de semana foi um prenúncio de como será o Carnaval 2012. Milhares de pessoas acompanharam os blocos de rua por toda a cidade. Neste domingo, o grande destaque foi o Bloco da Preta Gil que arrastou 250 mil pessoas pela avenida Rio Branco, coração do centro comercial da cidade. A cantora agitou o público e teve seu momento máximo de emoção ao colocar todos para rezar um Pai Nosso em memória das vítimas do desabamento na rua 13 de maio ao passar pela região. O sucesso do bloco foi tão grande que a cantora clamou para continuar tocando mesmo após horas de desfile.
Antes de Preta Gil, quem tomou conta do centro da cidade foi o Escravos da Mauá. Cerca de oito mil pessoas desfilaram em companhia de pernas de pau, com muito humor e um colorido especial. A segurança foi garantida pela Polícia Militar e a Guarda Municipal.
Momentos de emoção também no Bloco Fogo e Paixão, que homenageou o cantor Wando, que morreu esta semana. Os organizadores jogaram flores e calcinhas vermelhas para os fãs, como fazia o cantor ao interpretar a música que deu nome ao bloco que se apresentou na Praça Tiradentes, no centro da cidade, para 1,5 mil pessoas.
Pela manhã, o Suvaco de Cristo abriu o pré-Carnaval pelas ruas do Jardim Botânico. Já as nove da manha o bloco arrastou 30 mil pessoas. Grupos fantasiados e uma bateria afinada deram o tom da festa aos pés do Cristo Redentor.
Para as crianças, a festa foi garantida pelos Gigantes da Lira, que já virou referência no Carnaval carioca. O bloco de Laranjeiras recebeu mais de 3 mil pessoas – entre foliões mirins e seus acompanhantes – que se divertiram em companhia de palhaços, pernas de pau e muito humor.
Nas ruas de Madureira o grande homenageado foi o cantor e compositor Paulinho da Viola. O Bloco Timoneiros da Viola saiu com 5 mil pessoas em companhia de grandes nomes do samba como o próprio homenageado, e integrantes da Velha Guarda da Portela, como Monarco e Tia Surica. A festa foi cercada de muita emoção e samba de primeira para ninguém botar defeito.
Em Campinho, o Meu Amor eu Vou Ali, um dos mais tradicionais da região, arrastou 30 mil pessoas pelas ruas do bairro. A Banda da Barra comprovou ser uma das mais importantes da região, reunindo 25 mil foliões. Em Copacabana, o Blocão juntou mil pessoas e seus bichos de estimação fantasiados, mostrando que carnaval é mesmo uma festa em que todo mundo se diverte.
O secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, comemora o sucesso do planejamento estratégico para o carnaval de rua:
– Passamos no teste dos fins de semana que antecederam o carnaval. Agora vamos com tudo para repetir a experiência bem sucedida e realizar um carnaval inesquecível para a cidade – afirma.
—
Mauro Touguinhó
Assessor de Comunicação Social
Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro / RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro)