Vila Isabel cumpre a última etapa do Projeto Casa de Bambinha

Esta semana, menores entre 10 e 17 anos que passaram por uma oficina de introdução de criação artística e literária – dividida em conteúdo, ministrada pelo Prof. Luiz Ricardo Leitão, da UERJ, e prática, com os compositores André Diniz e Evandro Bocão (também vice-presidente da Azul-e-Branca de Noel) – começaram a gravar um CD num estúdio no Flamengo. Os garotos estão cumprindo a última etapa do projeto Casa de Bambinha, um curso de composição de samba-enredo e samba-exaltação, promovido pela querida Unidos de Vila Isabel, com patrocínio da Petrobras.
 
O programa geral do curso Casa de Bambinha abrange funções básicas de criação e estética; os conceitos de arte, música, literatura e poesia; a variabilidade entre língua escrita e língua falada; noções de semântica, de estilística e de gêneros literários; formas de composição verbal; e a história da música popular brasileira (MPB) e do samba.
 
O samba-enredo, de exaltação e de quadra constam na última unidade, através da qual os alunos estudaram clássicos como “Foi um rio que passou em minha vida”, de Paulinho da Viola, e “Muito prazer! Sou Isabel de Bragança e Drumond Rosa da Silva, mas pode me chamar de Vila”, hino da azul-e-branca no Carnaval de 1994, que inclusive será reeditado em 2011 pela agremiação mirim Herdeiros da Vila.
 
O Casa de Bambinha, agora em finalização, aconteceu nos meses de abril e maio. Foram 30 horas de ensinamentos a meninos e meninas com até 18 anos, dos quais três – Juan Briggs Campos, 14 anos, Rafael dos Santos (o Tinguinh, filho do intérprete Tinga), 15 anos, e Vivian Concellos, 17, se destacaram e foram convidados para a etapa final, a gravação de um CD, cujo lançamento ainda não tem data nem evento programados.   

Cássia Valadão – Ass. de Imprensa
Elloo Comunicação & Produções Artísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 11 =