Comissão de Carnaval da Beija-Flor apresenta protótipo de fantasia à ala das baianas
COMISSÃO DE CARNAVAL APRESENTA FIGURINO À ALA DAS BAIANAS
Mesmo não sendo quesito, a ala das baianas – criada pelo prefeito Pedro Ernesto em 1933, mediante um decreto-lei – é uma das mais aguardadas pelos que assistem aos desfiles das escolas de samba. Elas emocionam com suas roupas e evolução, logo demandam muito carinho da diretoria das agremiações. Na Beija-Flor, a atenção às baianas é redobrada.
Por isso, com bastante antecedência, elas conhecem o figurino que usarão na Marquês de Sapucaí, como aconteceu ontem, num camarote situado na quadra da escola, durante reunião do segmento com a Comissão de Carnaval. Laíla adiantou que
a fantasia das baianas para o Carnaval 2014 será mais leve, embora o aro de ferro vá pesar um pouco mais. Já Bira revelou que elas retratarão o cinema e, por conta disso, estarão em preto e branco.
De acordo com o presidente da ala, Luizinho Cabulosos, às baianas será pedido apenas mais empenho, mais ensaios e cumplicidade. Conhecer a fantasia e fazer observações, segundo ele, é uma forma de incentivar as desfilantes: “Sim, porque elas analisam e discutem a respeito. Eu então anoto tudo num caderninho para transmitir ao departamento de Carnaval que, de posse das considerações delas, tomará as providências cabíveis“.
Para Bira, de fato, é imprescindível que as baianas avaliem a roupa. Por isso, todo ano a reunião sobre o figurino delas, em especial, é realizada: “É
importante pra nós, os artistas, e para a equipe técnica que as auxiliará no sambódromo. Conversamos sobre as dimensões da fantasia e sobre muitos outros detalhes, como a capacidade de movimentação dos braços, o salto dos sapatos…”.
Ana Maria Gomes de Souza, 79 anos – 29 deles como baiana da Beija-Flor – é a baiana mais antiga da agremiação. Segundo ela, a fantasia pensada para o Carnaval 2014 ficou impecável: “Bacana, eu gostei dela. Está muito bonita e ficará ainda mais com nossa evolução na Avenida. Adorei mesmo, de coração”.
Tão entusiasmada quanto a companheira de ala, Kátia Regina Pereira dos Santos, de 48 anos – 10 desfilando como baiana da escola -, vai além, demonstrando não se contentar apenas com a beleza da roupa: “A minha fantasia está toda maravilhosa. Agora só nos resta dar 100 por cento na Avenida para ganharmos o Estandarte de Ouro”.
imagens da reunião. Créditos de Diego Mendes.
Cássia Valadão – Ass. de Imprensa
Elloo Comunicação & Produção Artística