Prêmios Estandarte de Ouro e Serpentina de Ouro elegem os melhores do Carnaval 2014
Serpentina e Estandarte de Ouro, do jornal O Globo, elegem os melhores do Carnaval 2014
Premiações acontecem dias 14 e 15 de março destacando os talentos dos blocos de rua e das escolas de samba
Após os mais de sete dias de folia no Sambódromo e nas ruas do Rio de Janeiro, o jornal O Globo promove mais uma vez os prêmios Estandarte de Ouro e Serpentina de Ouro para homenagear profissionais e público que fizeram essa grande festa acontecer no Rio de Janeiro em 2014. O Serpentina de Ouro – no Teatro Odisséia, sexta-feira (14 de março), a partir das 19h – premia os destaques do carnaval de rua em dez categorias. Os eleitos foram escolhidos através de votação popular. Já no sábado (15 de março), às 20h, o Estandarte de Ouro – considerado pelos sambistas o Oscar do carnaval carioca – entrega, no Vivo Rio, os troféus para as escolas de samba vencedoras em 17 categorias.
Salgueiro é eleita a melhor escola de 2014 pelo Estandarte de Ouro
Criado em 1972, o prêmio Estandarte de Ouro, concedido pelo jornal O Globo com patrocínio do Prezunic, Ricardo Eletro e Prefeitura do Rio/Riotur, está em sua 43ª edição e homenageia os talentos da avenida. Todos os anos, a escolha dos vencedores é feita por especialistas em Carnaval (historiadores, jornalistas e músicos, entre outros), que votam em todas as áreas e promovem debates acerca de cada indicado. Os jurados privilegiam fatores como empolgação, emoção, empatia com o público, evolução e harmonia, escolhendo este ano o Salgueiro como melhor escola do grupo especial.
A apresentação do evento será de Antonio Carlos, locutor da Rádio Globo, e a noite será embalada pela bateria do Salgueiro, vencedora do Estandarte nas categorias Melhor Escola, Samba-Enredo e Bateria. As demais escolas vencedoras em 2014 foram: Imperatriz Leopoldinense (Mestre-Sala e Personalidade), Grande Rio (Intérprete, Passista Feminino e Passista Masculino), União da Ilha (Enredo e Revelação), Portela (Ala), Vila Isabel (Porta-Bandeira), Mangueira (Comissão de Frente, Ala das Passistas e Baiana), Viradouro (Escola do Grupo de Acesso) e Acadêmicos do Cubango (Samba-enredo do Grupo de Acesso).
Além de homenagear as escolas de samba, o Estandarte de Ouro comemora os 30 anos do Sambódromo. Durante o evento serão relembrados os sambas campeões que emocionaram o público nesse período. Cada década será comentada, revelando as transformações e adaptações que as escolas fizeram para engrandecer ainda mais a festa.
Votação popular elege os melhores do carnaval de rua
O Serpentina de Ouro premia, pelo quarto ano, os destaques do carnaval de rua. O público teve a oportunidade de escolher o que aconteceu de melhor durante o desfile dos 466 blocos em diversos pontos da cidade. Para isso, o jornal O Globo promoveu um concurso e recebeu fotos dos foliões, que também votaram nos melhores através do site http://oglobo.globo.com/rio/carnaval/2014/serpentina-de-ouro.
No total são onze categorias: Prêmio Serpentina de Ouro 2014, Música, Fantasia, Organização, Destaque, Melhor Bloco (votação popular), Canção Original, Musa, Fantasia Individual, Fantasia de Grupo e Camisetas de Blocos.
VENCEDORES PRÊMIO ESTANDARTE DE OURO 2014:
MELHOR ESCOLA: SALGUEIRO
COMISSÃO DE FRENTE: MANGUEIRA / CARLINHOS DE JESUS (COREÓGRAFO)
MESTRE-SALA: PHELIPE LEMOS (IMPERATRIZ)
PORTA-BANDEIRA: GIOVANNA (VILA ISABEL)
SAMBA-ENREDO: SALGUEIRO
INTÉRPRETE: EMERSON DIAS (GRANDE RIO)
BATERIA: SALGUEIRO / MESTRE MARCÃO (DIRETOR DE BATERIA)
PASSISTA MASCULINO: ANDREZINHO (GRANDE RIO)
PASSISTA FEMININA: MARISA FURACÃO (GRANDE RIO)
REVELAÇÃO: MARCINHO (PRIMEIRO MESTRESALA DA UNIÃO DA ILHA)
PERSONALIDADE: MARIA HELENA (IMPERATRIZ)
ENREDO: UNIÃO DA ILHA / ALEX DE SOUZA (CARNAVALESCO)
ALA: PORTELA (ALA DAS DAMAS)
ALA DAS PASSISTAS: MANGUEIRA
BAIANA: MANGUEIRA
ESCOLA DO GRUPO DE ACESSO: VIRADOURO
SAMBA DO GRUPO DE ACESSO: CUBANGO
Heda Wenzel