– EM CLIMA DE CARNAVAL: FEIRA DAS YABÁS RECEBE UNIDOS DO VIRADOURO E RENASCER DE JACAREPAGUÁ NO DOMINGO DIA 8 DE FEVEREIRO
Em clima de carnaval: Feira das Yabás recebe Unidos do Viradouro e Renascer de Jacarepaguá no domingo dia 8 de Fevereiro
Escolas fazem homenagens à Luiz Carlos da Vila e Antonio Candeia filho
A Feira das Yabás está em clima de carnaval. No próximo dia 8, a partir das 13h, na Praça Paulo Portela em Oswaldo a Roda deSamba de Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe duas escolas de samba que fazem homenagens a dois ícones do samba brasileiro. Unidos do Viradouro: Luiz Carlos da Vila e Renascer de Jacarepaguá: Antonio Candeia filho
Duas Yabás representam os homenageados.Jane Pereira que é viúva do grande poeta: Luiz Carlos da Vila.Com ele, fazia o famoso “Caldos e Canjas”, que ela revive na Feira das Yabás. O prato principal servido por ela é o famoso jiló frito. Já Selma Candeia Traz para a Feira das Yabás o tradicional prato de carne seca com abóbora, tradição de Candeia Pai e Candeia filho.Candeia era lembrado, pois no final de sua vida fazia maravilhosas rodas de samba com comidas de dona Leonina em sua casa em Jacarepaguá. Lá mantinha a herança do velho Candeia, pois em Oswaldo Cruz o nosso mestre era Tuninho. Candeia era o Pai, um dos maiores festeiros dessa comunidade, Oswaldo Cruz é claro.
A Feira das Yabás, conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, desde abril de 2012 ,apoio da TV Globo, realização Ação Social Luz da Manhã e a produção da Conceito A Mais e tem ainda, as barracas de comidas de origem afriacana-carioca, como Tripa Lombreira,Feijoada e Vaca Atolada , que se unem a roda de samba de raiz que animam uma multidão todo segundo domingo de cada mês.
Sobre os enredos das escolas
RENASCER DE JACAREPAGUÁ
O samba faz parte da trilha sonora de todo carioca. E um dos filhos ilustres dessa cidade que tanto revelou talentos da música foi Antônio Candeia Filho, lembrado neste ano pela Renascer de Jacarepaguá. O enredo da escola é “Candeia! Manifesto ao povo em forma de arte!”.
UNIDOS DO VIRADOURO:
A escola contará a trajetória do negro no Brasil tendo como base duas músicas de autoria do compositor Luiz Carlos da Vila. Inovando na produção de seu Carnaval, a escola de Niterói desenvolveu sua sinopse e todo o projeto artístico a partir das letras das duas canções que, fundidas, formaram o samba-enredo para 2015. “Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça”, é o título do tema que abrirá as apresentações do Grupo Especial. Desenvolvido por João Vítor Araújo e com pesquisa de Milton cunha, a Viradouro aposta no enredo poético em seu retorno ao Grupo de Elite do Carnaval após 4 anos.
Sobre as Rodas de Samba:
Esse mito de origem do samba brasileiro – comprovado por várias fontes históricas – gira em torno da famosa Tia Ciata e de sua casa na Rua da Alfândega, e depois na cidade nova, no Rio de Janeiro. Tia Ciata era uma mãe de santo baiana que havia chegado ao Rio no início do século xx. Sua casa sintetiza os principais elementos que estão na origem do samba carioca: a presença dos migrantes baianos, do samba-de-roda e do candomblé. Donga que, em 1916, gravou “pelo telefone”, e João da Baiana, juntamente com Pixinguinha e outros músicos importantes da época, frequentavam as rodas de samba da casa de Tia Ciata e foram os responsáveis pela fusão dessa música com instrumentos de tradição ibérica, como a flauta, o violão e o cavaquinho, característicos do choro.
Sobre a Feira das Yabás:
Além de música na Praça Paulo Portela, a Feira das Yabás conta com 16 barracas de comidas típicas do subúrbio carioca, cada uma com um prato diferente. Nessa cozinha a céu aberto, são as Yabás (termo que refere-se a Yemanjá e Oxum, mas que, no Brasil, é utilizado para definir todo orixá feminino), ou seja, são as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias. Carinhosamente chamadas de “barraqueiras”, as mulheres preparam ali pratos que parecem feitos especialmente para acompanhar as tradicionais rodas que atraem bambas do samba , como Monarco e Tereza Cristina, sem falar no diversificado público de turistas e cariocas das zonas Sul, Oeste , Norte, Baixada e de todo grande Rio.
Evento acontece desde 2008
A primeira edição da Feira das Yabás aconteceu em 2008, por iniciativa de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a feijoada da Portela, resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, regado a macarrão com carne assada. Nascia, assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes .
SERVIÇO:
Feira das Yabás – gastronomia e roda de samba
Roda de Samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz convida: Unidos do Viradouro e Renascer de Jacarepaguá
Quando: Domingo, 8 de Janeiro de 2015.
Hora: a partir das 13h
Local: Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro
Evento gratuito
Enildo do Rosário( Viola)
Assessoria de Imprensa e Divulgação.
Celular: (21) 9924-3599 / 8530-1395
Nextel: (21) 7842-7972
ID: 24*30323
e-mail:violaassessordeimprensa@gmail.com
Twitter:www.twitter.com/violaassessor
Msn: enildo.rosario@gmail.com
Facebook : Enildo do Rosário
Orkut: Enildo do Rosário Viola
Skype: Violaassessor1