Carnaval de Queimados começa com os blocos de rua neste fim de semana
Carnaval de Queimados começa com os blocos de rua neste fim de semana
“Concentra, mas não sai”, e “Gato Mole”, fazem a festa dos foliões no sábado e domingo
A abertura oficial do carnaval de Queimados só acontece no dia 13 de fevereiro, mas para quem não vê a hora de cair na folia, neste final de semana já começam os desfiles dos blocos da cidade, que se estenderão até a quarta-feira de cinzas, levando muita alegria para os foliões. A festa “extra-oficial” já começa neste sábado (7). O primeiro dos 14 blocos que devem atrair uma multidão para as ruas da cidade será o bloco “Concentra mais não sai”, na Rua Olímpia Silva, a partir das 17h. E no domingo (8) será a vez do ”Gato Mole” que se reúne na Rua Paulo Moura, Bairro Nossa Senhora do Gloria, às 16h.
Depois de uma pausa de três dias, Queimados, literalmente, vai colocar os blocos na rua. Na quinta, 12, será a vez do “Sarcófago”, mostrar seu batuque na Rua Heloisa, às 21h. Já na sexta, 13, o “Bloco dos Amigos” agita a Avenida Tiradentes, 335, às 20h. Sábado, 14, o tradicional “Bloco das Piranhas” da Estrada Carlos Sampaio também começa a atividade às 20h. No mesmo dia, a Turma de “Clóvis Atração” vai batucar na Rua Olímpia Silva, em frente ao Queimados F.C e às 18h e o “Bloco do Inconfidência” agita a Estrada do Riachão às 14h.
No domingo (15) de carnaval mais quatro blocos estarão em plena atividade. O Bloco “Tropa do Teodoro”, esquenta a galera na Rua Albino de Castro, Bairro São Simão, a partir do meio dia. O “Bloco do Boi” começa na Rua Olímpia Silva, em frente ao Queimadão, às 13h. O “Zé Pereira” na Rua Dona Afra, quadra do Santiago, 16h e o “Motivo para beber” na Rua N, bairro Fanchem, às 14h.
Segunda-feira (16) de carnaval a animação continua com mais blocos de rua: o “Flor da Vila” concentra, mas não sai da Estrada do Riachão, em frente à Quadra da Vila Americana, às 14h e o “Bloco do Ganso”, esquenta a Rua Avaré, Centro, às 16h. Na terça, 17, o Bloco “Deixa Arder” batuca na Rua Nilópolis, no bairro São Roque, às 16h, e o Bloco “Gato Mole” faz sua segunda edição na Rua Heloisa, às 17h.
Blocos recebem subsídio do Estado
Três blocos da cidade estão concorrendo novamente este ano para receber da Secretaria de Estado de Cultura uma verba de R$ 2 mil de subsídios carnavalescos como incentivo à cultura popular, a metade do valor oferecido no último ano. Com a verba os blocos podem comprar seus abadás, instrumentos musicais, além de outras estruturas para se manterem desfilando pelas ruas e fazendo a legria de uma legião de foliões. São eles: o Bloco do Boi, Bloco do Ganso e Gato Mole. Os blocos Gato Mole e Bloco do Boi foram contemplados pelo edital de carnaval da Secretaria de Estado de Cultura do Rio no último ano para a realização de suas atividades carnavalescas. “Ambos são novos na cidade, mas já estão mais organizados juridicamente e fazem parte a Associação de Blocos criada na cidade recentemente”, contou o presidente da associação Joãozinho Alves.
A cidade conta com diversos blocos carnavalescos e alguns têm mais de 40 anos de existência, o que torna a atividade, uma tradição na cidade que deve ser mantida, garante o prefeito Max Lemos que já prometeu criar uma passarela do samba estruturada especialmente para os blocos. “Estamos nos preparando para melhorar cada vez mais a estrutura para receber nossos foliões. Já temos a tradição de melhor carnaval de rua da Baixada e vamos manter este status”, destacou o prefeito. A passarela do samba será às margens do Rio Camorim que está sendo canalizado e urbanizado com praças e um trabalho paisagístico.
Secretaria Municipal de Cultura está ajudando nas estruturas dos desfiles. Quem vibra com este movimento sociocultural é o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa: “Estamos ajudando na medida do possível com banheiros químicos, abadás, fechamento de rua e agilizamos a documentação de autorização para o desfile. Os dois últimos itens em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e a Polícia Militar. Queremos levar aos foliões queimadenses uma festa boa, com segurança e tranquilidade”, disse.