Escolas mirins prometem encerrar o carnaval em grande estilo
Escolas mirins prometem encerrar o carnaval em grande estilo
O Sambódromo do Rio de Janeiro terá o encerramento dos desfiles das escolas de samba em grande estilo – e desta vez pelas agremiações mirins que prometem um show a parte no tocante ao espetáculo feito pela criançada. Dezesseis escolas que formam o Grupo Mirim estarão desfilando na Passarela do Samba e o público poderá conferir o espetáculo dos sambistas do futuro sem nenhum custo, pois os setores de arquibancadas estarão abertos, sem cobranças de ingressos. A entidade responsável pelos desfiles, a Associação das Escolas de Samba Mirins, estimula um público de 40 mil espectadores, que assim como nos anos anteriores vêm lotando as dependências do sambódromo. “Temos a expectativa de aproximadamente 40 mil pessoas prestigiando as crianças. Os desfiles das escolas mirins é esperado não somente pelas crianças que participam, mas por todas as famílias. Temos pais, mães, avós, tios e padrinhos que vão prestigiar os pequeninos sambistas. Se calcularmos uma média de seis pessoas que acompanham uma criança, essa média aumenta consideravelmente”. Enfatizou Edson Marinho – presidente da AESM-Rio.
A abertura do evento fica por conta da participação do Cortejo Real do Carnaval Carioca e da Côrte do Carnaval Mirim, composta pelo Rei Momo Vitor Hugo Alves, a Rainha Kaylane Lima, as princesas, Poliana Cipriano e Heloisa Bittar, as musas, o Cidadão Samba Mirim Walacy Monteiro e o casal de mestre-sala e porta-bandeira da AESM-Rio Gabriel e Carol. Todos se apresentarão ao som do Hino da AESM-Rio, interpretado por Thiaco Accácio e regido pela bateria da escola mirim Golfinhos da Guanabara.
Entre os enredos propostos pelas escolas o público terá a oportunidade de conferir os festejos pelos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro, além de temas educativos como preservação da natureza, doação de órgãos e direitos humanos, problemas sociais, assim como temas que prestarão homenagens a personalidades como Paulo da Portela, Carmem Miranda e Ziraldo. “Teremos uma variedade grande de enredos e isso é muito bom, tanto para o público em geral, como as crianças que têm a oportunidade de assistir a várias narrativas ou histórias de modos diversificados”, analizou Luiz Mollot – diretor da AESM-Rio.
Avaliações e Premiações
Os desfiles mirins são realizados de forma amistosa, não cabendo competição entre as escolas ou até mesmo colocação. Porém as agremiações são avaliadas por um colegiado formado por profissionais ligados ao carnaval nos quesitos tradicionais e em segmentos existentes somente no carnaval mirim, como Ala de Baianas, Ala de Passistas, Intérpretes e Rainha de Bateria. As escolas com a melhor em cada quesito é automaticamente agraciada com o Troféu Estandarte do Samba Mirim, ofertado pela Associação das Escolas de Samba Mirins. O Troféu Olhômetro, também oferecido pela AESM-Rio é direcionado pelos diretores da entidade às agremiações nos quesitos e segmentos em que obtiveram destaque durante os desfiles.
O Troféu Corujito, oferecido pela Equipe de Comunicação da UNISUAM, estará baseado nos critérios de escolhas onde são escolhidos os destaques de cada agremiação durante os desfiles. A Equipe UNISUAM estará posicisionada na altura do 1º Módulo de Julgamento da Passarela do Samba.
A novidade em 2015 para os sambistas do futuro é o Troféu Sementes do Samba. Idealizado por Ricardo Dias (Rick), a premiação será definida através de indicação nos quesitos e segmentos existentes no carnaval mirim, que contará com uma equipe de jurados formada por artistas, profissionais e personalidades ligadas ao do carnaval. Os jurados do Sementes do Samba estão espalhados ao longo da pista de desfiles e nas frisas e cabine de julgamento do Módulo de Julgamento, na altura do Setor 8.
Alteração no horário
Diferentemente dos anos anteriores os desfiles terão início às 17h e 30 min. Essa modificação na programação se deu devido a um acordo entre a I Vara da Infância e Juventude a diretoria da AESM-Rio. Desse modo, os desfiles prolongam-se até a meia noite e meia. Confira a ordem dos desfiles:
1 – Pimpolhos da Guanabara
2 – Herdeiros da Vila
3 – Petizes da Penha
4- – Império do Futuro
5 – filhos da Águia
6 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy
7 – Tijuquinha do Borel
8 – Corações unidos do Ciep
9- -Miúda da Cabuçu
10 – Pimpolhos da Grande Rio
11 – Inocentes da Caprichosos
12 – Mangueira do Amanhã
13 – Infantes do Lins
14 – Nova Geração do Estácio de Sá
15 – Aprendizes do Salgueiro
16 – Estrelinha da Mocidade
Serviço:
Desfiles das Escolas de Samba Mirins
Data: 17 de fevereiro (Terça-feira de Carnaval)
Horário: 17h
Entrada gratuita
Local: Sambódromo
Arleson Rezende, Ana Valéria Gonçalves e Ricardo Dias
-Grupo de Comunicação AESM-Rio-