Carnaval de Queimados atento aos cuidados com a população
Carnaval de Queimados atento aos cuidados com a população
Para garantir a saúde dos amantes do carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde tomou os cuidados necessários, tanto em ações de prevenção ou contenção de doenças sexualmente transmissíveis, quanto em fornecer a quem curte a festa uma boa base de atendimentos de emergência. As duas unidades de saúde instaladas em dois pontos realizaram cerca de 50 atendimentos até o quarto dia de carnaval. Ao todo são 4 médicos, 2 enfermeiros, 4 técnicos de enfermagem e duas ambulâncias à disposição da população que está curtindo o evento. Os foliões também receberam e mais de 50 mil camisinhas foram distribuídas pela Vigilância em Saúde e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania.
Para garantir o atendimento imediato, vinte maqueiros estão espalhados pela festa, mas até hoje não houve casos graves, que corressem risco de vida. Segundo a coordenadora de enfermagem do carnaval, Liuana Fernandes, houveram apenas 10 remoções para a UPA do município. “Atendemos basicamente casos de alcoolismo, mal súbito, hipertensão e alguns casos de escoriações por briga. Mas o número diminuiu muito em relação ao ano passado”, afirma. A Defesa Civil também colocou à disposição da população, além de 10 maqueiros, outros 10 homens por dia com treinamento de abordagem inicial, transporte em maca e combate a principio de incêndio. A secretária municipal de Saúde acredita que as ações integradas tenham surtido efeito. “Neste ano uma força tarefa de todas as secretarias está fazendo um belo trabalho”, destaca.
Menores com atenção cada vez maior
A Prefeitura de Queimados pretende não apenas oferecer o melhor carnaval da Baixada Fluminense neste ano, como também garantir que seja a festa mais familiar da região. Para isto, a prefeitura efetuou diversas ações para o cuidado com os menores de idade durante o carnaval. Uma delas foi discutir entre representantes de diversas secretarias na Vara da Infância e Juventude do Fórum de Queimados para discutir a postura a ser tomada com esse público, no que diz respeito à conduta dos profissionais, das crianças e adolescentes e até de seus responsáveis. Com isso, está sendo possível cuidar com cada vez mais critério da proibição da venda de bebida alcoólica e de medidas cautelares ou punitivas em caso de embriaguez e delitos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) já distribuiu mais de 2 mil pulseiras de identificação de crianças, evitando o desaparecimento temporário. Todos os dias servidores realizam a abordagem aos responsáveis nos portais de entrada. De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Deisimar Bastos, não houve até hoje ocorrência de criança perdida, mas a presença de conselheiros tutelares e assistentes sociais é imprescindível. “É preciso estar de olho no cuidado com os menores o tempo todo, fizemos uma advertência a responsáveis com crianças dormindo no chão da festa enquanto eles se divertiam”, alerta Deisimar e também dá um aviso: Quem perder ou encontrar crianças perdidas deverá se dirigir ao estande do Conselho Tutelar, próximo ao prédio da Secretaria de Educação, atrás do palco.
Fotos: Luiz Ambrósio
Texto: Camila de Paula