Queimados elege novos diretores

A mamãe Ana Paula, fez questão de votar conscientemente no futuro da escola Leopoldo Machado

 

Pleito escolheu os dirigentes das unidades da rede pública municipal para os próximos três anos

 

“A democracia começa na escola”. A frase estampada no pátio da Escola Municipal Oscar Fanchem foi o reflexo da eleição que escolheu os novos diretores da rede pública de Queimados. Através de voto direto, secreto e facultativo, quase 10 mil eleitores foram às urnas para escolher os novos dirigentes para os próximos três anos. O resultado do pleito foi divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Educação. Apenas duas escolas tiveram mais de uma chapa: Leopoldo Machado e Oscar Weinschenck, ambas no Centro. As outras, elegeram seus representantes em chapa única.

 

A disputa mais acirrada foi na Escola Leopoldo Machado. A atual diretora da unidade Kátia Baptista foi reeleita para o seu terceiro e último mandato,  já que de acordo com o regimento interno da prefeitura cada diretor só pode ter três mandatos consecutivos. Já na Escola Oscar Fanchem não houve quórum suficiente e, por conta disso, a eleição acontecerá em uma nova data ainda sem definição. As demais, aprovaram a chapa única. A posse ocorrerá em fevereiro de 2016.

 

Entre os eleitores, estava a mamãe Ana Paula Cesar, de 29 anos.  Ela levantou cedo na última quarta-feira e foi até a Escola Leopoldo Machado para uma atividade atípica. No lugar de buscar o filho Matheus ou participar de uma reunião de pais, ela compareceu à unidade escolar para exercer civismo e ajudar a escolher a próxima equipe que assumirá a direção da escola. “Escolhi meu voto a partir das propostas de cada candidata”, contou.

 

Curso de qualificação para os eleitos

 

O próximo passo agora é um curso de capacitação em gestão escolar que será ofertado aos diretores eleitos em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com a secretária de Educação de Queimados, a professora Miriam Motta “o curso de atualização começa a partir do dia 14”. Segundo ela serão abordados temas referentes à administração escolar, cotidiano do trabalho e plano de gestão que será executado no mandato. “Serão 30 horas de capacitação e os diretores terão que ter 95% de frequência”, explica.

Joyce Pessanha

Deixe um comentário