Limpeza de rios na prevenção contra enchentes em Queimados

Rio Abel

Limpeza de rios na prevenção contra enchentes

 

Com objetivo de prevenção contra enchentes que ocorrem com as fortes chuvas nesse período de verão, a Prefeitura de Queimados, que já canalizou parte dos Rios Abel (parte que corta o Centro) e Camarim (em fase final de conclusão das obras) trabalha   permanentemente em ações de limpeza de córregos e valões, além de desassoreamento de demais afluentes. As ações conjuntas entre as Secretarias Municipais de Obras, Serviços Públicos, Agricultura e do Ambiente, têm ajudado a prevenir possíveis enchentes e transtornos na cidade com a chegada dos temporais de verão. O projeto de canalização dos Rios Abel e Camarim já ultrapassaram juntos R$ 105 milhões de investimento. Os dois maiores afluentes do município ainda vão ganhar uma área urbanizada em seu entorno com ciclovias e áreas de lazer.

 

Ao todo, quase 10 toneladas de detritos já foram retiradas dos leitos dos rios. De acordo com o secretário municipal de Obras, Elerson Alves, as canalizações ajudaram a resolver o problema das enchentes. “Esta é uma ação conjunta que mostra a união da Prefeitura em favor da população. Obrigado ao Wilson Sampaio Júnior, da Agricultura, o Rogério Brandi, de Serviços Públicos, e Alex Dorrnellas, do Ambiente, pela parceria. Como o prefeito Max Lemos sempre fala que, com o Poder Público unido, a população só tem a ganhar. Só assim podemos prevenir de tragédias causadas pelas chuvas”, disse.

 

Maior chuva da história

 

Em dezembro de 2013, a cidade de Queimados passou pela maior chuva da sua história. Foram mais de 5 mil ocorrências em 21 bairros e fez com que o prefeito Max Lemos montasse um gabinete de crise já nas primeiras horas de chuva onde comandou toda a operação de emergência. Na época, as fortes chuvas deixaram mais de 2 mil pessoas desalojadas. Mesmo com as enchentes não houve registro de vítimas fatais e as doações de mantimentos e o trabalho dos voluntários foram cruciais para amenizar a tragédia.

BRUNO ANACLETO

Deixe um comentário