Transporte público repaginado em Queimados
Transporte público repaginado em Queimados
Linhas de ônibus municipais serão escolhidas por licitação. Audiência pública elaborou propostas para o edital que será apresentado ao Tribunal de Contas do Estado
Pela primeira vez em seus 25 anos de emancipação, as linhas de ônibus de Queimados serão escolhidas por licitação. Na última segunda-feira (18), a prefeitura realizou no auditório do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, a audiência pública para a elaboração do edital de contratação das empresas que ficarão responsáveis pelo transporte público no município. As linhas existentes permanecerão na ativa, será acrescentado um novo trajeto ligando o centro ao bairro Jardim Excelsior e alguns itinerários sofrerão mudanças para atender às comunidades que carecem do transporte coletivo, como Parque Ipanema e Vila Zenith.
De acordo com o novo regulamento a prefeitura poderá solicitar mudanças diversas quando houver necessidade. Para entrar na competição as empresas terão que obedecer ao que está previsto no edital em relação à acessibilidade, condições e idade do veículo e funcionamento nos horários previstos. O documento será encaminhado dentro de 15 dias para a análise do tribunal de contas, para que logo em seguida seja feita a licitação, ainda sem data definida.
O prefeito Max Lemos acompanhou toda a audiência e explicou que as mudanças vão beneficiar a população. Segundo ele, a prefeitura poderá fiscalizar o serviço e mudar, quando necessário e comprovado a necessidade, o itinerário das linhas e até criar novas. “O próximo passo é mandar este edital para o tribunal de contas a fim de ser aprovado e autorizado para o lançamento do edital. Será a primeira licitação de transporte público coletivo da nossa história. Nenhum bairro ficará sem ser atendido pelo transporte público”, garantiu.
Frota terá leitor magnético para o bilhete único
Os ônibus serão divididos por três áreas de atuação, cobrindo o centro e os dois lados da cidade que são divididos pela linha férrea. Ao todo serão 64 veículos para até 70 passageiros cada, com sistema mecânico de acessibilidade e leitor magnético para o uso dos bilhetes eletrônicos. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Elias José, “cada ônibus não passará da idade máxima de 10 anos, sendo trocados sempre para garantir a não defasagem tecnológica do automóvel”.
A audiência pública foi a oportunidade de a sociedade civil conhecer o regulamento e sugerir novas propostas e ideias para que fossem incluídas no edital. Foi o que fez a moradora do Parque Ipanema, Lara Larissa, de 44 anos. Ela sugeriu a inclusão do seu bairro nas novas linhas de ônibus. “Com essa nova proposta a comunidade vai poder se descolar melhor para o centro, principalmente quando precisamos de transporte para os casos de emergência médica”, expôs.
—
Joyce Pessanha