GRATUITO_Feira das Yabás, Cordão da Bola Preta, roda de samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Tia Surica e Pretinho da Serrinha
Programão Carioca – Afro reúne atividades gratuitas da cultura afro-brasileira no Arquivo Nacional
Feira das Yabás, Cordão da Bola Preta, roda de samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz, Tia Surica e Pretinho da Serrinha são algumas das atrações do projeto da Globo que acontece neste sábado
Com uma programação gratuita que reúne atrações musicais, dança, artesanato, gastronomia e outras manifestações culturais afro-brasileiras, a Globo promove, neste sábado, dia 12, a partir do meio-dia, o Programão Carioca – Afro, em parceria com o Arquivo Nacional. As atividades marcam os 130 anos da abolição da escravidão no Brasil e os 180 anos do Arquivo, que tem em seu acervo itens históricos como a Lei Áurea e a Lei do Ventre Livre.
A abertura será com o Afoxé Filhos de Gandhi, grupo reconhecido pelo canto, indumentária e rituais que defendem a memória dos negros africanos. A programação segue com a roda de capoeira Angola Ypiranga de Pastinha, formada por crianças e jovens de comunidades do Complexo da Maré em um projeto de arte-educação, e uma homenagem aos mestres da cultura afro-brasileira, marcando os 130 anos da abolição da escravatura no Brasil.
A banda Bomoko, formada por músicos do Congo e da Angola que vivem no Rio de Janeiro, mostra ao público o som destes dois países, enquanto o Bloco Liga Afro Lemi Ayó, a Companhia de Aruanda e o Jongo do Pinheiral levam apresentações de danças populares e tradicionais africanas. Para animar ainda mais o público, o Afrofunk Rio promove uma oficina de dança que mistura referências africanas e funk brasileiro, e o Cordão da Bola Preta apresenta as clássicas marchinhas do carnaval carioca.
Para o encerramento do projeto, às 17h30, Marquinhos de Oswaldo Cruz convida Tia Surica e Pretinho da Serrinha para uma roda de samba. No repertório, canções como “Vou Festejar”, “Caciqueando”, “Coração em Desalinho” e “Coisa de Pele”.
Ao longo do dia, estarão disponíveis produtos de diferentes expositores da Feira Crespa, que oferece roupas, acessórios e oficinas de tranças e turbantes, além de espaço literário com a Editora Malê, de autores brasileiros, africanos e afrodescendentes e os quitutes da tradicional Feira das Yabás. A música fica por conta do produtor cultural Dodô Azevedo com o Vamos Coletivo.
Arquivo Nacional:
Em comemoração aos 180 anos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e aos 130 anos da abolição da escravidão no Brasil, a instituição vai levar uma programação gratuita ao público até o dia 11 de maio. Confira a programação completa em arquivonacional.gov.br
Serviço:
Data: 12 de maio (sábado)
Horário: 12h às 19h
Local: Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro)
Entrada gratuita
Classificação livre
Saiba mais em rio.globo.com
A partir das 12h
Afoxé Filhos de Gandhi
Roda de Capoeira Angola Ypiranga de Pastinha
Homenagem aos mestres da Cultura Afro-brasileira
Banda Bomoko (Congolês Angolana)
Bloco Lemi Ayó (Liga RioAfro)
Danças Populares (Companhia de Aruanda)
Jongo de Pinheiral
Oficina Afrofunk Rio
Cordão da Bola Preta
17h30
Roda de Samba com Marquinhos de Oswaldo Cruz e Tia Surica (Participação especial Pretinho da Serrinha)
Programação fixa
Feira das Yabás
Feira Crespa
Espaço Literário (Editora Malê)
Podcast Vamos Coletivo (Dodô Azevedo)
Melina Nascimento
Assessora de Imprensa