CARNAVAL 19: Dicas de moda e maquiagem

CARNAVAL 2019:

Fique por dentro dos looks que estarão em alta e dos cuidados com a maquiagem e proteção da pele

MODA

Rio de Janeiro – fevereiro 2019 – Segundo Mônica Mansur (Professora e Coordenadora Nacional do Curso de Design de Moda da Estácio) e Felipe Eiras (Professor do curso de Design de Moda da Estácio), as cores fluorescentes e o camuflado farão o maior sucesso durante os dias da folia. “O Carnaval é uma festa divertida, alegre e é sempre bom usar cores vibrantes, pois trazem uma releitura dos anos 80 e 90. Aos poucos, estes tons estão tomando o mercado. Junto a este revival estão os dourados e as estampas de correntes com botões nessa tonalidade. Elas trazem um ar das figuras mega barrocas de Gianni Versace”, explicam Mônica e Felipe. Para eles, o importante de investir nessas peças é que elas não serão usadas apenas no Carnaval, pois essa moda irá até o inverno, garantindo que essas roupas fiquem um bom tempo no guarda-roupa. 

Os professores também dão grandes dicas para os foliões que vão enfrentar a maratona dos blocos e dos bailes carnavalescos mesmo com as altas temperaturas que têm assolado o país: eles aconselham o uso de peças leves com tecidos que permitam o corpo respirar, como algodão, linho e viscose. Para os tecidos sintéticos – lycra e Jerseis– devemos pensar em modelos de roupas mais decotados, como bodys e maiôs. Para quem curte tecnologia com aplicação de leds, as pilhas e /ou baterias devem ser aplicadas na parte da frente das roupas, proporcionando um conforto para àqueles que vão brincar o Carnaval.

Em uma época de crise e pouca grana, Mônica e Felipe também dão uma boa solução: que tal transformar roupas antigas ou sem uso em fantasias para garantir um Carnaval animado? Vale tingir uma t-shirt e usá-la com uma bermuda ou short, transformando a pessoa em uma hippie moderna. E o folião que não tem nenhuma habilidade? Os especialistas sugerem usar o bom senso, partindo para praticidade, como o uso do short, top, muito glitter no corpo e flores no cabelo. Outras ideias alternativas são o uso de uma boa trança, além de aplicações de arranjos de flores ou arcos enfeitados na cabeça vão garantir um bom visual. 

Os acessórios também não podem ser esquecidos, o uso dos colares dourados estão super na moda. Vale pegá-los emprestados de sua mãe e de suas amigas, garantindo uma produção visual hip hop muito legal, junto a um tênis confortável e uma camiseta, os amantes dos festejos do Momo se transformarão em personagens dos anos 90. Uma outra produção bacana é caprichar em esmaltes e unhas mega coloridas!!! Usem as cores douradas, glitter, metalizadas. 

Minicurrículo de Mônica Mansur – Professora e Coordenadora Nacional do Curso de Design de Moda da Estácio e Mestre em Branding e Design de Moda pela Universidade da Beira Interior de Portugal. A profissional também já foi assistente de figurino da Rede Globo

Minicurrículo de Felipe Eiras – Professor do Curso de Design de Moda da Estácio, com especialização na ESMOD-Paris e mestrando. Ganhador de vários prêmios no setor

MAQUIAGEM

Para Renata Bertino– professora de Dermatologia do curso de Medicina do Campus João Uchôa e ex-aluna de Medicina da Estácio. A especialista também é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – o protetor solar deve ser utilizado todos dias do ano, faça chuva ou faça sol! Durante o Carnaval inclusive! O fator de proteção solar (FPS) deve ser de, no mínimo, 30, reaplicando a cada duas horas para manter sua eficácia. Mas, se a diversão for ao ar livre e os foliões não quiserem parar muito ao longo do dia para reaplicar, vale a pena aumentar. Nesse caso, use então, o FPS acima de 60 para evitar possíveis manchas e queimaduras. Outra dica é acrescentar no kit folia água termal para borrifar no rosto durante todo o badalo, trazendo frescor e reidratando a pele. Renata também registra que protetor solar labial não pode ser esquecido.

A dermatologista lembra que o protetor solar deve ser aplicado antes da maquiagem e que as pessoas podem aproveitar e investir em filtros com cor, pois além de protegerem contra os efeitos nocivos do sol, já fazem uma cobertura linda para arrasar na folia.

Renata comenta ainda que a água termal é um item multiuso e quase indispensável para quem quer curtir o Carnaval. Além de seus efeitos hidratantes e calmantes, é perfeita para aplicar antes de pós iluminadores, preparando a pele e aumentando o efeito de brilho. Para quem vai usar glitter, vale a pena investir em um primer específico para este tipo de produto, pois sabemos que ele fixa fácil na pele, mas grande parte acaba caindo e estragando toda a maquiagem. Uma opção mais barata e que não prejudica a pele é o uso de hidratantes labiais. Fáceis de aplicar e grudam o glitter de forma impecável. Se for aplicar no corpo todo, invista em pomadas e cremes hidratantes corporais, fáceis de encontrar e ainda mantém a pele hidratada durante todo o festejo.

A especialista informa que o uso de glitters na composição da maquiagem não deve ser exagerada / pesada e indica as hipoalergênicas. Ela aconselha, inclusive, as pessoas a fazerem um teste destes produtos antes de aplicá-los na pele: vale a pena colar um pouquinho no antebraço, deixar alguns minutos e observar a reação.

COMO RETIRAR A MAQUIAGEM APÓS AS FESTIVIDADES CARNAVALESCAS?

De acordo com Renata Bertino,para ajudar no processo de remoção do glitter, vale lançar mão de um produto multifunções como a água micelar. Além de limpar e tratar a pele, ela remove o pozinho com rapidez e sem irritar. Para isso, basta umedecer um pouco de algodão com o produto e aplicar sutilmente na pele com movimentos circulares. Segundo a especialista, o processo deve ser repetido até a foliã ver o rosto completamente limpo. Outra dica é usar um óleo corporal ou um demaquilante bifásico, que minimiza aderências e facilita a retirada. Mas o principal alerta é nunca esfregar a pele do corpo na hora de remover a purpurina, pois o atrito pode causar dermatites e alergias.

A recomendação da dermatologista é buscar sempre tintas próprias de maquiagem artística. Apesar da textura das tintas guache serem muito parecidas das utilizadas pelos profissionais de maquiagem artística, sua composição a torna prejudicial ao contato direto com a pele (principalmente as mucosas) por um determinado tempo, podendo causar até mesmo queimaduras se exposta ao sol. Portanto, as pessoas devem buscar produtos adequados para a pele, elaborados com a cosmética e usar a porcentagem certa de pigmentos para serem utilizados na cútis.

Como a maioria das tintas usadas para maquiagem artística são feitas à base de óleo e secam rapidamente, a pessoa pode transpirar à vontade que ela não vai sair. Por isso, quando chegar em casa no final do dia de folia, ela terá que ter paciência para retirar a tinta. Mesmo que você só tenha feito uma pintura no rosto, é muito importante que retire tudo antes de deitar, para não irritar a sua pele. Neste caso, Renata prefere demaquilantes bifásicos ou os removedores vendidos pelos próprios fabricantes de tintas especiais. Após a limpeza total da pele, também é fundamental hidratar bem, preferencialmente com produtos dermo-calmantes, que têm propriedades específicas para reduzir a vermelhidão e acalmar a pele, deixando-a revigorada para o novo dia de carnaval.

A dermatologista dá outra dica valiosa: muito cuidado quando for manusear as frutas cítricas. Em contato com o sol, podem aparecer manchas amarronzadas, vermelhas ou até bolhas em regiões como mãos, braços e face. E esse quadro, chamado de fitofotodermatose, demora a se reverter. Portanto, atenção redobrada!

Minicurrículo de Renata Bertino – Dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, professora de Dermatologia do curso de Medicina do Campus João Uchôa e ex-aluna de Medicina da Estácio.

Fabio Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =