Porto da Pedra confirma favoritismo, ganha ‘Série Ouro’ e volta à elite após 11 anos

coração’ do bairro, precisou ser nivelado para receber um circo em temporada, segundo o livro, ‘Paixão e Orgulho de São Gonçalo’ – a história do GRES Unidos do Porto da Pedra – de Bruno César Santos de Souza. Quando a ‘trupe’ foi embora, jovens que não tinha um local adequado para disputarem suas ‘peladas’ decidiram que a área seria transformada em um campo.
Bloco carnavalesco – A partir do final da década de 60, o ‘Unidos’ se filiou à Liga de Futebol de São Gonçalo e passou a disputar campeonatos municipais. O primeiro título amador veio em 1973 e o bi-campeonato, um ano depois. O bi se repetiu entre 1977 e 1978. Da torcida que se formou entre moradores do Porto da Pedra para acompanhar a equipe, surgiu um bloco, na época do primero bi-campeonato. Com o fim do campo de futebol, o time foi perdendo espaço e o samba ganhou força com o pasar dos anos. Logo na estréia da disputa entre os blocos de enredo em SG, veio a primeira vitória, em 1979, que se repetiu no carnaval do ano seguinte.
Escola de Samba – Com consecutivas conquistas na cidade, já como respeitada escola de samba, o ‘Tigre’, então passou a desfilar nos grupos de acesso do Rio de Janeiro, a partir de 1993, em uma articulação montada por um grupo de sambistas da escola, com apoio de Jorginho do Império. No Carnaval de 1995, a escola ‘carimbou a passaporte para o Grupo Especial pela primeira, e teve seu melhor momento na ‘elite’ no Carnaval de 1997, quando, o próprio Mauro Quintaes era o carnavalesco, como o enredo ‘No reino da folia, cada louco com sua mania.
Nos anos subsequentes, se alternou, por algumas vezes, entre o grupo de acesso e o Grupo Especial. O último rebaixamento foi em 2012 e desde então, passou por um trabalho de revitalização, liderado pelo seu presidente do honra, Fábio Montibelo. Ao longo dos últimos anos, a Porto da Pedra, sempre vinha desfilando entras as seis primeiras colocadas na chamada ‘Série A’, atual ‘Série Ouro’. E por isso, a vitória não chegou a ser surpresa para a equipe de trabalho que se formou.
Foto: Ana Victória
Ana Cristina Victória e Sérgio Soares – ASCOM da Unidos do Porto da Pedra

Deixe um comentário