Governo do Estado do Rio eterniza os pés de Joel Santana na Calçada da Fama do Maracanã
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 1º de abril de 2024
Governo do Estado do Rio eterniza os pés de Joel Santana na Calçada da Fama do Maracanã
Homenageado coleciona títulos na carreira e é o único técnico a conquistar títulos pelos quatro maiores clubes de futebol do Rio de Janeiro
A Calçada da Fama do Maracanã ganhou mais um nome para ficar marcado na história do estádio. O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), eternizou os pés do ex-técnico e ex-jogador de futebol, Joel Santana, nesta segunda-feira (01/04), em solenidade no templo do futebol. Agora, Joel se junta a grandes ídolos que deixaram sua marca no local como Pelé, Garrincha, Marta, Pretinha e Ronaldo Fenômeno.
-Estou muito feliz de estar com o verdadeiro Rei do Rio. Nos anos 90, Joel Santana montou seu reinado à beira do campo, atrás de sua prancheta. O Rio de Janeiro tem o estádio mais emblemático, as melhores torcidas, e nosso Papai Joel só torna esse cenário ainda mais especial. Talvez seu maior título seja estar no coração de todos os torcedores – ressaltou Renato de Paula, presidente da Suderj.
Joel Santana, conhecido como “Papai Joel”, tornou-se o único técnico a conquistar títulos pelos quatro maiores clubes de futebol do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo. O legado de Joel Santana vai muito além das conquistas nos gramados. Sua carreira como técnico ultrapassou as fronteiras do Rio de Janeiro, alcançando reconhecimento nacional e internacional. A personalidade cativante e estilo único de comunicação o tornaram uma figura icônica não apenas no mundo do futebol.
-Apesar da idade, de todas as passagens da minha vida, não tem como não ficar emocionado em um momento como este. As pessoas que estão aqui são muito especiais, a começar pela minha família, que sempre me deu força nos momentos difíceis. Frequento o Maracanã desde sempre. Primeiro como torcedor, saindo de Olaria, depois como jogador e treinador. Saí de Olaria para conhecer o mundo, só o futebol faz isso. Jamais pensei chegar tão longe, mas cheguei, chegamos juntos. Queria agradecer a meus pais também, mas, se falar mais alguma coisa, vou chorar. É a maior homenagem que recebi na minha vida – afirmou Joel.
Trajetória de sucesso
Entre os destaques da carreira, Joel Santana conquistou uma Copa Mercosul (2000), como treinador do Vasco, e uma Copa Ouro da Conmebol (1996), pelo Flamengo. Foi vitorioso também pelo Brasileiro (2000), com o Vasco, e treinou as equipes dos Emirados Árabes (1982, 1983 e 1985) e Arábia Saudita (1988 e 1990). No Nordeste, conquistou o Campeonato Baiano (1994 e 1999) pelo Bahia, e também pelo Vitória (2002 e 2003), além da Copa do Nordeste de 2003, também pelo rubro-negro baiano. Ao todo, totaliza 21 títulos oficiais ao longo de sua carreira como técnico.
Como jogador, começou a carreira como zagueiro e durante o período de 1969 a 1980 passou pelos clubes Vasco da Gama, Olaria e América de Natal exercendo a função.
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Créditos Fotos
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria