Filmes do Rio de Janeiro serão exibidos na Colômbia

Filmes do Rio de Janeiro serão exibidos na Colômbia

Produções de audiovisual fazem parte da programação do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias
O Rio de Janeiro será o grande homenageado na 63ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), na Colômbia. O evento, que começou nesta terça-feira (16/04) e vai até o dia 21 de abril, contará com exibição de filmes, participação de cineastas e mesas de debate com produções do estado Rio e do Brasil. O encontro marcará o lançamento da segunda edição do edital de Internacionalização ‘Hola Rio’, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), que será realizado no país vizinho.  

–  O Festival de Cartagena é o maior festival de cinema da América Latina. Durante o festival, estamos falando das experiências bem-sucedidas na democratização do acesso à arte e também dos laços que unem o Rio de Janeiro e a Colômbia. Temos experiências com as nossas bibliotecas, que são herdadas aqui da Colômbia, e queremos que a construção de cinemas populares e mecanismos de financiamento cultural adotados no Rio de Janeiro possam ser replicados no mundo. Essa troca de conhecimento nos faz avançar –  ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

A apresentação do Rio de Janeiro na Colômbia é uma realização da Rede Cine+, projeto patrocinado pela Enel e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e contará ainda com conferências sobre a experiência do Estado na gestão da cultura e na internacionalização das artes.

Entre as ações que serão realizadas pela Rede Cine+ estão rodadas de negócios, com participação das empresas Rio2C (Cristina Barreto de Faria Pinho), Estúdio GIZ (Aline Mazzarella), Video Filmes (Maria Carlota Bruno / Walter Salles), Bananeira (Vania Catani) e também a exibição de produções nacionais.

A programação contará com os cineastas do Rio: Vinícius Girnys com “Samuel e a Luz”, Emilio Domingos com “Black Rio! Black Power!”, Leonardo Martinelli com “Retrospectivas Curtas”, Leonardo Edde com “Nosso Sonho” e Renan Barbosa Brandão com “Último Domingo”. O município de Paraty terá uma participação especial, com a exibição de um filme que conta a história da cidade e retrata a interiorização da cultura fluminense, que é rica e plural em todos os territórios.

Além do audiovisual, a música brasileira também vai marcar o festival. Representando o samba que invade o cotidiano, lares e criação dos cariocas, a dupla Raoni e Dandara Ventapane, primeiros netos do grande Martinho da Vila, apresenta o show “Canta, Canta, Minha Gente” para os vizinhos latinos. Com muito samba no pé e na garganta, os artistas prometem contagiar o público local.

Todas as informações sobre a programação do evento podem ser conferidas no site https://ficcifestival.com/ ou pelo instagram https://www.instagram.com/ficcifestival/.

Rede Cine+

O Programa Rede Cine+ é uma iniciativa inovadora de democratização do acesso ao audiovisual em cidades de pequeno e médio porte no interior do estado. Em 2023, a Secerj e a Enel inauguraram cinco novas salas de cinema e promoveram percursos formativos em capacitação profissional para exibição, gestão de equipamentos para fruição audiovisual, história do cinema e noções de curadoria.

Segunda edição do Festival Hola Rio

Durante a realização do FICCI, será apresentada a plataforma ¡Hola Rio!, que chega em sua segunda edição e será realizada na Colômbia, promovendo a riqueza da produção artística do Estado do Rio de Janeiro a seis cidades colombianas.

Serão realizadas mais de 70 apresentações de teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual e ações formativas circularão por diversos espaços e cidades colombianas, envolvendo cerca de 200 artistas, gestores, produtores e técnicos brasileiros. Um diálogo intercultural que transcende fronteiras, alcança novos públicos e deixa um legado de trocas e conexões nas relações bilaterais entre Brasil e Colômbia, possibilitando a imersão cultural e a ampliação de repertórios estéticos.

Paulo Feitosa, diretor geral da plataforma ¡Hola Rio!, destaca que o Brasil e a Colômbia têm um extenso histórico de cooperação fronteiriça e econômica, fazendo parte da região da maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, em um momento em que a crise climática é uma das principais preocupações globais.

“Entendemos que a cultura e a arte podem contribuir significativamente para o surgimento de um futuro a partir do Sul Global”, enfatiza Feitosa, “e fortalecer as relações culturais entre nossos países é um passo importante que se soma aos esforços políticos, econômicos e diplomáticos”.

Credito Foto

Proibida a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor. Lei 9610 de Direito Autoral.

Deixe um comentário