Governo do Estado lança Jogos Escolares do Rio de Janeiro
Governo do Estado lança Jogos Escolares do Rio de Janeiro
Pela primeira vez, competições serão realizadas no interior do estado. Mais de 5 mil alunos se inscreveram em escolas das redes pública e privada
Uma competição inédita, gratuita e aberta a todos os alunos da rede básica de ensino, com disputas em escolas de todas as regiões do estado. Essa é a proposta dos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (Jerj), novo programa do Governo do Estado, apresentado nesta quinta-feira (13/06), pelo governador Cláudio Castro, no Palácio Guanabara. O programa é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (Feerj) e teve mais de 5 mil inscrições de alunos de escolas públicas e privadas. Pela primeira vez, competições serão realizadas no interior do estado e não apenas na capital.
– Se não transformarmos a nossa educação numa educação interessante, que gere vínculo com o aluno, desperdiçamos a oportunidade de extrair o melhor de cada um. É necessário trabalhar as vocações para formarmos grandes cidadãos no futuro, seja no esporte, no mercado de trabalho ou mesmo dentro de casa. O Jerj chega para contribuir nesta missão – declarou o governador Cláudio Castro.
A competição é destinada a jovens de 11 a 17 anos e contempla 20 modalidades esportivas que incluem atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, natação, vôlei, entre outras. Com um calendário fixo de competições, terá etapas pré-classificatórias que vão percorrer as cinco regiões administrativas do estado. A grande final será realizada na capital fluminense.
Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro em competições organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em diversas partes do país. A iniciativa também prevê a inscrição dos alunos em torneios como os Jogos Escolares Brasileiros e os Jogos da Juventude.
– Poder realizar os Jogos Escolares do Rio de Janeiro é, de fato, um momento muito marcante, pois nos sinaliza que os próximos anos são de construção e fortalecimento do esporte como um instrumento que realmente muda a vida das pessoas, gera melhores perspectivas para os nossos jovens e faz com que todos possam vibrar com um ambiente produtivo, construtivo e principalmente educativo – conta Rafael Picciani, secretário de Estado de Esporte e Lazer.
Para competições nacionais, o Governo do Estado do Rio vai fornecer equipe técnica e de apoio, passagens aéreas e terrestres, acomodações e uniforme completo para os participantes (casaco, calça, blusa social e de competição, bermuda, meias, tênis, garrafa plástica e bolsa de viagem).
– O Rio de Janeiro tem sido um exemplo muito positivo para nós, porque um dos grandes objetivos dos Jogos da Juventude, um evento organizado pelo COB há mais de 20 anos, é que a gente tenha os melhores atletas de cada um dos estados representados no nosso evento nacional – afirmou o diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
Estreia com mais de 5 mil inscritos
Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro serão realizados no período de 15 de junho a 30 de agosto, em locais e datas disponibilizados no Boletim Oficial do Jerj,acessível no site jerj.com.br. Foram 5.177 alunos inscritos nas competições, que serão realizadas em duas etapas.
A primeira etapa regional acontecerá na Região Metropolitana I, Região Metropolitana II, Região Serrana/Lagos, Região Norte/Noroeste e Sul Fluminense. Os primeiros colocados nas etapas regionais (pré-classificatórias) serão selecionados para a segunda etapa, a estadual. Os diretores ou professores de Educação Física são os responsáveis pela inscrição nas unidades.
– O esporte corrobora para a melhoria da qualidade de educação. Mais de 60 quadras foram reformadas e cobertas. A gente precisa acreditar nos nossos estudantes. E sabemos que isso ajuda nas melhorias de resultados também na aprendizagem. Fui medalhista nos Jogos Escolares da minha época, e sei o que significou na minha vida em termos de disciplina e foco. Que todos vocês possam sempre nos ajudar a construir uma juventude melhor para o Estado do Rio de Janeiro – ressaltou a secretária de Educação Roberta Barreto.
Os recursos do programa são provenientes da Lei Pelé, do Governo Federal, e vão garantir a realização do Jerj pelos próximos dois anos (R$11,9 milhões no total; R$5,9 milhões/ ano), período que pode ser renovado por mais dois anos.
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Crédito Fotos:
—
Proibido a reprodução das imagens sem expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria