Eduardo Paes visita o Super Centro Carioca de Saúde em Benfica, o espaço servirá de modelo para a construção de dois novos complexos na cidade
Eduardo Paes visita o Super Centro Carioca de Saúde em Benfica, o espaço servirá de modelo para a construção de dois novos complexos na cidade
Equipamento, o mais moderno Complexo da América Latina, foi fundamental para que a cidade reduzisse pela metade o tempo de espera na fila do Sisreg
Em visita ao Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, o candidato Eduardo Paes (PSD), anunciou que, se reeleito, irá construir dois novos complexos nas Zonas Norte e Oeste. O conglomerado, formado pelo Centro de Especialidades, Centro do Olho, além do Centro de Diagnóstico e Tratamento por Imagem se transformou em motivo de orgulho por ter virado referência pela estrutura e modernidade e contribuído significativamente para redução à metade do tempo de espera na fila do Sistema de Regulação (Sisreg) para exames e procedimentos na rede municipal.
– Só aqui já foram realizados mais de um milhão de atendimentos. O nosso compromisso é fazer mais dois Super Centros, um na Zona Oeste e outro, na Zona Norte. Com a construção desses novos equipamentos vamos aumentar a oferta de consultas, exames e procedimentos para diminuir ainda mais a fila do Sisreg e facilitaremos o deslocamento de quem precisa de atendimento – afirmou Paes, durante a visita, nesta terça-feira (26/08).
As três unidades do Complexo de Saúde Pública juntamente com o restante da rede municipal mais que triplicaram a oferta de vagas para o Sistema de Regulação (Sisreg). E esses números só foram atingidos porque uma das inovações do Super Centro foi montar 19 unidades avançadas de Exames de Imagem pela cidade em estruturas já existentes, como hospitais e UPAs. Pelo êxito obtido, todo o complexo servirá de modelo para a construção de um novo conglomerado na Zona Oeste e na Zona Norte.
O Super Centro Carioca de Saúde tem capacidade para realizar 119.659 mil exames, consultas e procedimentos por mês. Todos os atendimentos no local são feitos por meio de encaminhamento pelas Clínicas da Família. A Secretaria Municipal de Saúde investiu R$ 250 milhões para a instalação e mais de 120 mil atendimentos e mais de meio milhão de exames já foram realizados pelo complexo, formado por três blocos de quatro andares onde, em cada um deles, está instalada uma das três unidades: Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI), Centro Carioca do Olho (CCO) e Centro Carioca de Especialidades (CCE).
– A Prefeitura do Rio fazia uma média de 800 mil exames por ano. Com o Super Centro Carioca de Saúde, neste ano vamos chegar a três milhões em toda a rede de saúde. Mais do que triplicamos o número de exames e, com isso, o tempo médio de esperar por um exame caiu de 170 dias para 75, um decréscimo de mais da metade – salientou Paes.
Um outro grande benefício do Super Centro, voltado para as mulheres, foi que as moradoras do município com indicações para rastreio de rotina de câncer de mama definido pelo protocolo do Ministério da Saúde são agendadas para realização de exame de mamografia em média em 34 dias. Já para as pacientes em investigação diagnóstica para alguma suspeita da doença, o tempo de espera cai para média de 25 dias.
Para facilitar o acesso ao complexo de saúde pública, uma linha exclusiva circula pelos arredores de Benfica, parando em pontos estratégicos para pacientes que vêm de toda a cidade, como as estações de trem e metrô de Triagem e São Cristóvão. Os ônibus contam com plataforma elevatória para acessibilidade e circulam durante o funcionamento das unidades. Para entrar, basta apresentar comprovante de consulta no Super Centro Carioca de Saúde. O usuário tem direito a um acompanhante.
– Já me trato há um ano. Fiz operação de catarata, fiz operação a laser também, estou fazendo tratamento de estômago, os exames, e sou sempre muito bem atendido, a limpeza é espetacular. Estou acostumado com vários hospitais, porque eu sou diabético, perdi as pernas, eu era taxista. Então, eu não tenho nada do que reclamar. É muito bom, elogio para todo mundo, porque é muito bom mesmo – contou Nilton Chagas, de 65 anos.
Centro Carioca de Especialidades
O primeiro prédio a ser inaugurado em outubro de 2022, foi o Centro Carioca de Especialidades. O CCE provocou avanços significativos na redução de filas que eram gargalos do Sistema de Regulação (Sisreg), como ortopedia, pneumologia, angiologia, alergologia, nefrologia e proctologia. Centro Carioca de Especialidades oferece atendimento em 17 especialidades médicas, como dermatologia, reumatologia, cuidados cardiológicos e neurológicos. Desde a sua criação o CCE realizou mais de 358 mil consultas. Além disso, a unidade atende seis especialidades odontológicas, incluindo atendimento para pacientes com necessidades especiais.
Os outros dois prédios foram inaugurados em fevereiro de 2023.
Centro Carioca do Olho (CCO)
O CCO é um centro de referência de uma das especialidades com maior demanda no Rio, a oftalmologia. A unidade conta com equipamentos de grande precisão e tem capacidade para realizar consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, como catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, retina, oftalmopediatria. Outro serviço disponível na unidade e fundamental para a população é a Ótica Carioca, que oferece os óculos de grau para os pacientes que necessitam. São 50 modelos de armação disponíveis e capacidade para fornecer 24 mil óculos por ano. Mais uma grande novidade é que o CCO está se habilitando e preparando a operacionalização para começar a realizar transplantes de córneas. Desde a inauguração a unidade já realizou mais de 590 mil atendimentos, cirurgias e exames desde a inauguração.
O Centro Carioca do Olho tem alguns dos equipamentos mais modernos da oftalmologia, e possui aparelhos como Solix e o Galilei, que são tomógrafos para avaliar com altíssima precisão a retina e a córnea, que são únicos no SUS em todo o Brasil.
Atualmente cerca de 80% das consultas e procedimentos da especialidade no serviço público na cidade são realizados na unidade.
– A minha experiência aqui sempre foi muito satisfatória. Comecei o tratamento pelo posto de saúde, onde eu moro. Fui encaminhada para cá, já recebi os óculos. Estava só na iminência da consulta do glaucoma, que tinham até me dado uma previsão de muito mais tempo. E em dois meses fui chamada. Estou agora para pegar o resultado do exame, para ser atendida na oftalmologista para o glaucoma – disse Neuza Dantas.
Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem
O CCDTI é projetado com aparelhos de última geração e conta com o primeiro PET Scan da rede municipal de saúde, aparelho com tecnologia de última geração para diagnóstico de câncer. Além de mamografia, a unidade realiza exames de ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia com doppler, biópsia, histeroscopia e mamografia. Para tomografias, um dos exames com maior demanda, são 19 unidades avançadas espalhadas pela cidade, para facilitar o acesso da população a esses exames e integrar todo o serviço de imagem da rede municipal de saúde. Ao todo, a unidade já realizou mais de 381 mil atendimentos e exames.
Hoje, é mais rápido marcar atendimento no município do Rio de Janeiro do que no serviço público de saúde de países como Portugal, Chile, Nova Zelândia e Irlanda.
Avanços para a Região
A implantação do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, trouxe ainda melhorias para a região que vem sendo beneficiada com importantes investimentos. Todo o entorno da unidade passou por obras de reurbanização. A atual gestão ampliou as calçadas, criou pontos seguros de travessia e uma ciclovia, além da recuperação da pavimentação das ruas da região.
O entorno do Super Centro ganhou uma ciclovia de quase 1 quilômetro, pouco mais de 700 metros quadrados de ciclofaixas, novos semáforos e novas faixas de pedestres. Por meio do programa Luz Maravilha, a iluminação do bairro também foi modernizada com a instalação de 126 novas luminárias de LED.
Crédito *Fotos Divulgação
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria