Eduardo Paes visita as obras do Parque Piedade e reafirma o compromisso em estender o projeto para outras regiões

Eduardo Paes visita as obras do Parque Piedade e reafirma o compromisso em estender o projeto para outras regiões 

Área da antiga Universidade Gama Filho será revitalizada com um equipamento público que vai contar com teatro, espaço digital, quadras de esporte, extensa área verde, além de um memorial de ex-alunos 

O candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), acompanhou as obras de construção do novo Parque Piedade, no bairro homônimo, na Zona Norte, nesta quarta-feira (11/09). Durante a visita, ele anunciou que estenderá o projeto às áreas da cidade, como Guadalupe e Taquara, caso seja reeleito.   

– Em um próximo governo, vamos ampliar esse projeto dos parques para somar ao Parque Madureira, ao Parque Rita Lee, ao Parque Oeste, ao Parque Realengo, ao Parque Pavuna, que são transformadores da realidade dos lugares que eles estavam. Já assumimos o compromisso de fazer o Parque da Taquara, ali na fazenda da Baronesa, que é um sonho antigo que eu tenho. Um parque em Guadalupe também e a ampliação do Parque Realengo. E o Parque do Porto, que é um grande desafio institucional pelos impactos que tem ali, na navegação, mas nós já estamos negociando com o governo federal e estadual – destacou Paes. 

O Parque Piedade está sendo construído em uma área de aproximadamente 21 mil metros quadrados, onde funcionava a tradicional Universidade Gama Filho, fechada em 2014. A falência da instituição provocou o declínio do comércio local, o terreno estava completamente abandonado e era motivo de insatisfação entre os moradores da região.  

Em 2022, a administração municipal começou o processo de desapropriação de quinze imóveis do terreno. E em setembro de 2023, a atual gestão deu início ao projeto de transformar o espaço ocioso em um Parque que pudesse levar lazer, esporte e entretenimento aos moradores da região, preservando a memória da universidade que foi referência para o bairro durante décadas. 

O Parque Piedade também contará com a construção de um teatro com capacidade para 200 pessoas, biblioteca e galeria de arte, além da criação de um novo parque aquático, no local onde funcionava a piscina da extinta universidade, que era considerada uma das melhores do Brasil. Para garantir o conforto dos frequentadores, uma área verde prevê o plantio de mais 150 árvores, além das preservadas no local. 

Na primeira fase do projeto foram entregues o skate park, uma academia da terceira idade, área infantil, ParCão, quadra de areia e o campo de futebol Society. Também foi construído um Memorial para os ex-alunos do Colégio Piedade e da Universidade Gama Filho, que irão, futuramente, expor suas memórias do local.  

– Esse parque se soma ao projeto de parques que a gente começou com o Parque Madureira. São parques urbanos de uso muito intensivo e que significam o resgate da região, melhoria da economia, valorização dos imóveis, um lugar de encontro para as pessoas, dinamiza, tem um impacto ambiental. E ainda tem um aspecto aqui, que é o resgate da memória de uma instituição de ensino que marcou gerações e gerações de cariocas, até quem não estudava na Gama Filho vinha para festas na Gama Filho – relembrou Paes. 

Ainda no Parque Piedade, parte do antigo terreno ocupado pela Gama Filho será utilizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), que construirá um centro cultural, esportivo e educacional.  

O local que terá como vizinha uma unidade do Sesc/Senac e contará ainda com um centro esportivo para diversas modalidades, que poderá receber treinos e jogos da equipe profissional de vôlei do Sesc RJ Flamengo.   

Segunda fase 

As obras da segunda fase do projeto seguem em ritmo acelerado e tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2025. E estão previstos um espaço de eventos, pista de caminhada e bicicleta, espaço para feirinha, sanitário, horta, parque aquático adulto e infantil com cerca de 700m², quiosques, restaurante e uma edificação para a administração do parque. 

Obras no entorno do parque 

 Seu entorno também será requalificado, por meio de reurbanização, com obras de pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo, rampa de acessibilidade na estação de Piedade pela Rua Goiás e ciclovia na Rua Manoel Vitorino. A Rua da Capela, onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Piedade, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) em 1996 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural, também será contemplada com melhorias de urbanização.  

Obras de implantação de nova rede de esgoto nas imediações do Parque também foram realizadas, acabando com o mau cheiro que incomodava os moradores do bairro há décadas.  As novas tubulações vão beneficiar não apenas a área de lazer, mas também cerca de 500 moradores que vivem em seu entorno. 

Parques na cidade  

Atualmente o Rio possui 54 parques municipais divididos entre as regiões da cidade. São 17 parques localizados em bairros da zona oeste, 16 parques na zona norte, 15 parques na zona sul e 6 parques na região central.  

Nos últimos quatro anos a atual gestão intensificou a construção destes espaços de lazer e cultura em áreas da cidade em que as opções eram restritas. Entre os anos de 2021 e 2024, 15 parques foram trabalhados. Foram entregues à população grandes parques como, o Parque Rita Lee, o Parque Carioca da Pavuna e o Parque Susana Naspolini. Outros 10 pequenos parques também já foram entregues, e 2 parques estão em regime de concessão. Ainda estão em andamento as obras do Parque Piedade e do Parque Oeste, que será aberto ao público em breve. 

Teresa Cristina Fayal
Michel Castellar
Assessoria de imprensa

Candidato Eduardo Paes

Créditos: Foto Divulgação

Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 3 =