Eduardo Paes visita obra de túnel em Campo Grande e promete a continuidade dos investimentos no bairro e na Zona Oeste em um novo mandato

Eduardo Paes visita obra de túnel em Campo Grande e promete a continuidade dos investimentos no bairro e na Zona Oeste em um novo mandato 

Obras do plano de mobilidade seguem a todo vapor para melhorar os problemas viários da região  

Candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), visitou, nesta sexta-feira (20/9), a obra do túnel sob o morro Luis Bom, em Campo Grande, na Zona Oeste. Parte das intervenções do Anel Viário, que integra o Plano de Mobilidade de Campo Grande, o túnel fará a ligação entre a Estrada da Caroba à Estrada da Posse. Durante a visita, Paes reiterou seu compromisso de seguir investindo para mitigar os problemas viários na região. 

– Campo Grande é uma espécie de capital econômica da Zona Oeste. É o maior bairro do país, tem uma atividade econômica muito importante e um problema grande de mobilidade. Então, nós trouxemos um volume muito grande de investimentos para o bairro. O plano inclui, além desse túnel, além do mergulhão que já está em uso e melhorou muito a vida das pessoas, intervenções em mais 33 vias de Campo Grande. São obras de alargamento, drenagem, calçadas. Era uma região muito rural no passado e está completamente adensada hoje. Essas obras vão permitir que Campo Grande continue avançando – afirmou Eduardo Paes, lembrando que o projeto também prevê o reflorestamento da Floresta da Posse. 

O candidato reiterou seu compromisso de seguir com os investimentos não só em Campo Grande, mas em toda a Zona Oeste. 

– Campo Grande e a Zona Oeste são uma prioridade de investimento e vamos continuar avançando nessas obras para que cada vez mais tenhamos uma mobilidade adequada, permitindo o crescimento econômico da região. Queremos continuar as obras do Anel Viário, ligando o centro de Campo Grande à Avenida Brasil. Vai ser uma via que vai desafogar muito o trânsito da região. É avançar na qualificação, na infraestrutura em Campo Grande, na Zona Oeste. Estamos fazendo muitas intervenções em Bangu, em Santa Cruz. A Zona Oeste conta com o maior investimento da Prefeitura. Estou abrindo o terceiro túnel da Zona Oeste, todos feitos nos meus governos – disse Paes. 

Bairro com maior volume populacional do Brasil, Campo Grande está passando por uma série de intervenções que vão beneficiar mais de 300 mil pessoas. O novo sistema viário vai modernizar a mobilidade e promete desafogar o trânsito da região central do bairro, facilitando o acesso a importantes rodovias, como a Avenida Brasil, BR-101 e o Arco Metropolitano. Além disso, as obras estão gerando aproximadamente três mil empregos diretos e indiretos. 

O Anel Viário é a principal obra do pacote de intervenções do Plano de Mobilidade de Campo Grande. Em julho, a Prefeitura inaugurou o mergulhão da Avenida Cesário de Melo, com cerca de 400 metros de extensão, desafogando o trânsito no cruzamento da via com a Estrada do Monteiro. Também já foi entregue a obra da rotatória na Rua Artur Rios. 

A Avenida Cesário de Melo está passando por obras de melhorias na intercessão da Estrada da Caroba à Avenida de Santa Cruz, passando pela Rua Joaquim Magalhães. Haverá disciplinamento do estacionamento de veículos, paradas de ônibus e implementação de ciclovia com 1,2km. 

Também há obras na Estrada do Monteiro, com melhorias físicas da via do novo mergulhão na Cesário de Melo até a Estrada do Magarça, propiciando ordenamento do fluxo viário, melhorias nas interseções, drenagem da via e ordenamento das paradas de ônibus. 

O túnel sob o Morro Luis Bom terá 513 metros. Com duas galerias, o primeiro túnel de Campo Grande vai encurtar o deslocamento dentro do bairro e até a Avenida Brasil. Ele contará com ciclovia nas laterais.  

No Plano de Mobilidade de Campo Grande, uma nova etapa já foi iniciada, abrangendo 33 vias importantes e de grande circulação. Os serviços incluem recapeamento das ruas, implantação de drenagem, rede de água potável e esgoto.  

A Estrada do Tingui está passando por melhorias físicas ao longo da via, incluindo a nova ligação viária com a Avenida Brasil sentido Centro, promovendo uma nova alternativa de acesso. Esse trecho terá uma ciclovia com 1,5km. Já a Estrada do Lameirão será duplicada no trecho entre a Estrada da Posse até a Avenida Brasil, com implantação de rótula na interseção com a Estrada da Posse. 

O plano também prevê uma alça de ligação da Estrada Sete Riachos à Avenida Brasil, sentido Centro. E a construção de rótula para receber o fluxo vindo de Santa Cruz para dar fluidez e acesso ao trânsito para a nova alça no sentido Centro. 

Para o próximo mandato, Eduardo Paes promete iniciar as obras na Binário Rio/SP-Vitor Alves, atualmente em licitação, a reformulação do Largo da Maçonaria, também em licitação, e a duplicação da Estrada da Cachamorra, que está em fase de projeto. 

Floresta da Posse 

Com cerca de 950 mil metros quadrados, o equivalente a mais de 130 campos de futebol, a nova Floresta da Posse também integra o Plano de Mobilidade de Campo Grande. Essa nova área verde da cidade contará com mais de 240 mil árvores de diversas espécies. Além disso, será feita a recuperação dos mananciais e a proteção da fauna e da flora nativas. 

Teresa Cristina Fayal
Michel Castellar
Assessoria de imprensa

Candidato Eduardo Paes

Créditos: Foto Divulgação

Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − doze =