Acadêmicos de Santa Cruz Collects PET Bottles for Creation of Floats and Decorations”

“Acadêmicos de Santa Cruz Collects PET Bottles for Creation of Floats and Decorations”

Acadêmicos de Santa Cruz arrecada garrafas pet
para confecção de alegorias e adereços

Campanha sustentável faz parte do projeto de Carnaval da escola

A Acadêmicos de Santa Cruz iniciou ontem (05), junto a sua comunidade, uma campanha para arrecadação de garrafas pet transparentes de 2 litros para a confecção do Carnaval de 2025. O objetivo é produzir adereços com o material de maneira sustentável, de forma a minimizar os impactos causados pelo descarte do plástico no meio ambiente. 

A reciclagem e a reutilização de materiais já é uma realidade no Carnaval. E é utilizada pelo carnavalesco Cid Carvalho há alguns anos: “A ideia é desperdiçar o mínimo. Evitamos jogar fora a madeira utilizada nos carros e as estruturas de ferro. Também pensamos em adereços que possam ser transformados e tecidos que possam ser utilizados”, explica.

Entre barracão e ateliê, a escola conta com cerca de 20 pessoas para construir o desfile. Escultura, pintura, marcenaria, ferragens e adereços são realizados por profissionais do Carnaval, que sabem transformar os materiais em novas possibilidades de alegorias e fantasias. Cid, que começou a sua carreira em 1997 na Beija-Flor, destaca que a convivência com Joãosinho Trinta, quem o artista considera um mestre, foi um grande aprendizado:

“Um dos maiores ensinamentos do João é que existem dois tipos de luxo no carnaval. O primeiro luxo é o que o dinheiro compra. Ou seja, se você tem o dinheiro terá acesso a esse luxo.  O segundo é o luxo da criatividade. Já vi o João transformar bacias em colunas magníficas. É exatamente olhar para algo que, diante dos olhos de qualquer pessoa, não seria utilizado, mas no Carnaval transformamos em luxo visual”.

Além de garrafas pet, o carnavalesco vai utilizar escorredores de macarrão e arroz, bambus retirados do terreno onde fica o barracão da escola, boia de piscina e diversos outros objetos que possam causar efeitos no enredo “Os Sagrados Altares Tupiniquins”, que traz as origens de diversas manifestações culturais por meio da fé e do sincretismo religioso.

Cid explica que fazer Carnaval na Intendente Magalhães é uma realidade distinta, principalmente pelas questões financeiras, logísticas e estruturais que envolvem as escolas que estão nesses grupos. Mas, segundo ele, a Santa Cruz, que desfila na Série Prata, conta com um planejamento elaborado para retornar à Marquês de Sapucaí:

“Temos uma verba muito pequena e ela chega muito próximo ao Carnaval. A maneira de driblar essa dificuldade é antecipar e se organizar. E é isso que temos feito nos últimos três carnavais. A parte alegórica da Santa Cruz será finalizada dentro do mês de novembro, com decoração, iluminação e efeitos especiais. As fantasias serão finalizadas até primeira quinzena de fevereiro. A meta é distribuí-las aos componentes na segunda quinzena”.

Angélica Zago

Assessora de Comunicação e imprensa

Crédito  Foto  Shampoorj3

Proibida a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor, conforme Lei 9.610 de Direitos Autorais Academics of Santa Cruz Collects PET Bottles for Making Allegories and Props

Sustainable Campaign is Part of the School’s Carnival Project

Academics of Santa Cruz launched a campaign yesterday (Nov 5) with its community to collect 2-liter transparent PET bottles for the 2025 Carnival preparations. The goal is to produce props using sustainable materials, aiming to reduce the environmental impact caused by plastic waste.

Recycling and reusing materials have become a staple in Carnival, and this approach has been used for years by carnival designer Cid Carvalho: “The idea is to waste as little as possible. We avoid discarding wood from the floats and iron structures. We also think about props that can be transformed and fabrics that can be reused,” he explains.

The school has around 20 people between the workshop and atelier, building the parade. Sculpture, painting, woodworking, metalwork, and props are created by Carnival professionals who know how to transform materials into new possibilities for floats and costumes. Cid, who began his career in 1997 at Beija-Flor, emphasizes that working with Joãosinho Trinta, whom he considers a master, was a great learning experience:

“One of João’s greatest lessons is that there are two kinds of luxury in Carnival. The first luxury is what money buys. In other words, if you have money, you have access to that luxury. The second is the luxury of creativity. I’ve seen João turn basins into magnificent columns. It’s about looking at something that, in anyone else’s eyes, might seem useless, but in Carnival, we transform it into visual luxury.”

In addition to PET bottles, the carnival designer will use pasta and rice strainers, bamboo from the school’s grounds, pool floats, and various other items to create effects for the theme, “The Sacred Tupiniquim Altars,” which explores the origins of diverse cultural expressions through faith and religious syncretism.

Cid explains that creating Carnival at Intendente Magalhães is a different reality, mainly due to the financial, logistical, and structural challenges that schools in these groups face. However, according to him, Santa Cruz, which competes in the Silver Series, has a detailed plan to return to Marquês de Sapucaí:

“Our budget is very small, and it comes very close to Carnival. The way to overcome this challenge is to plan ahead and get organized. And that’s what we’ve been doing over the last three Carnivals. The allegorical part of Santa Cruz will be completed within November, with decoration, lighting, and special effects. Costumes will be finalized by mid-February, aiming to distribute them to participants in the second half of the month.”

Angélica Zago
Communication and Press Advisor

Photo Credit: Shampoorj3

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By Sandra Cristina (SandraZayres)
MTB 0037.715RJ

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