Agenda do RMC, quarta (17/8): coletivas Rio+B e Colômbia e atividade de badminton
Agenda Rio Media Center
Quarta-feira, 17 de agosto
11h30
COLETIVA: RIO + B engaja empresas em melhores práticas socioambientais
Será anunciado o lançamento do movimento Rio+B, iniciativa do Sistema B em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, entre mais de 10 outras organizações, cujo objetivo é engajar a iniciativa privada na agenda de sustentabilidade do Rio de Janeiro por meio dos negócios. O ponto de partida é convidar as empresas da região metropolitana do Rio para a auto avaliação de seu impacto socioambiental e, assim, fazer um mapeamento das empresas do Rio de Janeiro, fundamental para articular políticas públicas para o setor. Além disso, o Rio+B irá unir as empresas em uma rede voltada para uma Nova Economia, com valores pautados na colaboração, pré-competição e nos negócios em rede para, juntas, implementarem melhorias em seu impacto nas pessoas e na cidade. O anúncio contará com a presença de Tomas de Lara, colíder Rio+B, Pedro Junqueira, chefe-executivo de Resiliência e Operações do Município do Rio de Janeiro e Pedro Massa, diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.
15h
COLETIVA: A nova realidade da Colômbia e as oportunidades de investimento
Com uma média de crescimento de 4,5% ao ano, a Colômbia desponta como um destino promissor para investimentos estrangeiros nas Américas. Estabilidade, regras claras, mão de obra qualificada e pouca burocracia para os negócios são predicados que dão ao país um horizonte de estabilidade e prosperidade. Para falar sobre estas oportunidades, o embaixador da Colômbia no Brasil, Alejandro Borda, concederá uma entrevista coletiva à imprensa nacional e internacional. Na oportunidade, estarão presentes representantes da ProColombia e do Comitê Olímpico Colombiano (COC), que também farão um balanço sobre o sucesso de público da Casa Colômbia e a participação nos Jogos Olímpicos Rio2016, com a presença de atletas colombianos.
16h30
ATIVIDADE: Técnico e atleta brasileiro de badminton colocam jornalistas para sambar
Em conversa com jornalistas, Sebastião Dias de Oliveira e Ygor Coelho mostram o Bamon, método de treinamento a partir dos passos do samba. Sebastião Dias de Oliveira, que foi criado na Funabem (instituição para a reclusão de menores infratores), fundou o projeto Miratus, onde ensina badminton a mais de 200 crianças e adolescentes. Sebastião luta contra a falta de oportunidades e a ociosidade das crianças, jovens e adolescentes, ensinando-lhes a evitar males como a evasão escolar e o trabalho infantil, além da delinquência e as drogas. Entre essas crianças, está o seu filho, Ygor Coelho, de 19 anos, o primeiro atleta brasileiro a disputar o badminton em uma Olimpíada. Na atividade no RMC os jornalistas poderão conhecer Ygor Coelho além de aprender movimentos do badminton de uma forma inusitada com as crianças do projeto