Alunos da Universidade de Princeton no Centro Cultural Cartola

Alunos de Princeton na exposição do Centro Cultural Cartola 1

E TIO SAM CONHECEU A NOSSA BATUCADA

Alunos da Universidade de Princeton, nos EUA, tiveram aulas de percussão e samba no pé no Centro Cultural Cartola

 

Alunos de licenciatura da Universidade de Princeton, de Nova Jérsei, Estados Unidos, visitaram sexta-feira, dia 12 de junho, o Museu do Samba do Centro Cultural Cartola. A visita foi solicitada pelos próprios estudantes, provenientes de diversos cursos de graduação da Princeton e que estão no Brasil participando do 3rd Princeton Brazil Program, um dos programas de intercâmbio internacional organizado pela escola de idiomas Ibeu.

Os dezessete alunos e dois professores da instituição conheceram a exposição permanente “Samba Patrimônio Cultural do Brasil”, que conta a trajetória do samba desde suas origens e homenageia os baluartes criadores das escolas de samba do Rio de Janeiro. Os estudantes puderam ver fotos, fantasias de grandes sambistas do passado e do presente, instrumentos de percussão, documentos e bandeiras, além de ouvir uma trilha sonora gravada especialmente para a exposição, com sambas históricos das modalidades partido-alto, samba de terreiro e samba-enredo.

A visita contou ainda com uma animada aula de percussão, sob a batuta de Mestre Wesley, e uma aula de samba no pé. Para fechar a programação, foi servida uma deliciosa feijoada. “A visitação ao Museu do Samba foi uma forma de mergulhar nas ´raízes´ do samba e em questões relacionadas à preservação do patrimônio cultural e histórico. Um dos objetivos do Programa é que a experiência dê a eles ideias para pesquisas no futuro”, contou Leonor Falcão, do Ibeu.

Deixe um comentário