André Porto lança o seu primeiro single – “Se você for me deixar”
André Porto lança o seu primeiro single – “Se você for me deixar”
O músico André Duarte Porto, nascido no dia 21 de outubro de 1983, é um mineiro de Teófilo Otoni. Artista maduro que se tornou, contou em entrevista que sua carreira na música começou tardiamente, se comparado a maioria dos jovens de sua época. “Eu tinha 15 anos quando comecei a esboçar os primeiros acordes nos violões e guitarras”, diz André Porto.
Mas, revela que estes instrumentos musicais eram dos amigos do seu irmão mais velho, que participou de algumas bandas. De certa forma, influenciado por este universo adolescente musical, que vivia em sua casa, André Porto observa que aprendeu muita coisa, em termos de música e acordes.
E o artista segue dizendo: “Quando eu me assustei, já era cotidiano ficar tocando violão na calçada, na porta de casa, à noite”. Nascia um astro da músicaʔ Talvez cedo para afirmar, mas uma coisa era certa em seu inconsciente – que da influência daquele universo, André Porto foi convidado a tocar em uma banda e nunca mais parou.
No final dos anos de 1990, um adolescente de 15 anos ser músico e de influência roqueira, para muitos pais este propósito de vida não era o ideal. E não foi diferente na casa de André. Segundo ele, sua própria mãe não recebeu muito bem esta história de vida. Mas, no final das contas, acabou entendendo e aceitando.
Com o tempo, este jovem artista começou a compor suas próprias canções. Mas, só lançou o seu primeiro trabalho autoral, em 2017. Seu primeiro single foi “Noite” composto, em 2009. Esta canção faz parte do seu primeiro disco logo “Liberdade”.
No momento, André Porto está na divulgação do seu novo single – “Se você for me deixar”. A música foi lançada oficialmente, no dia 07 de dezembro, no Palco Mp3. E para as demais plataformas digitais, o lançamento aconteceu no dia 14 de dezembro.
Para criar este trabalho, André gravou no estúdio Stereoutono, em Belo Horizonte. O trabalho contou com a supervisão técnica de Marcelinho Guerra, com o baterista Léo Pires, com o pianista Ricardo Bottaro, com o baixista Marcos Corrêa e a participação especial da cantora Marina Araujo.
Com relação à participação da cantora Marina, se faz na canção “Se você for me deixar”. A canção, segundo André, trata-se de uma história de um casal que passa por uma crise, uma desavença amorosa. “São os sentimentos de alguém que está sendo abandonado pelo parceiro(a)”, diz André Porto. E segue dizendo que a inspiração pode vir de uma relação em que cada um está imaginando que o seu parceiro(a) está querendo terminar.
Com esta canção, André pretende realizar shows, como o que aconteceu no dia 07 de dezembro, no Quintal do Chalé, em Belo Horizonte. Todavia, segue cantando “Se você for me deixar” sozinho, pois ainda não conseguiu alinhar a sua agenda com a da Marina. Na pauta do artista existe a pretensão de gravar um videoclipe para o single em questão, mas sem uma data acertada.
Toda a sua atenção estava voltada para o show que realizou no dia 14 de dezembro, na casa de shows Jangal, em Belo Horizonte. E, segundo André, a realização deste show foi proposital, pelo fato de acontecer no mesmo dia em que “Se você for me deixar” ser lançada em outras plataformas digitais. A sua apresentação na casa de shows foi um momento para comemorar o lançamento.
Com algumas músicas autorais André é sincero em dizer que o seu show não é de canções 100% autorais, e entende que isto acontecerá com o tempo. À medida que for crescendo enquanto cantor. No momento, mescla obras próprias com covers.
Eclético e inteligente André Porto analisa que sua carreira na música começou acompanhando outros artistas, fato que faz até os dias de hoje, quando não está divulgando o seu trabalho solo. “Gosto de acompanhar artistas, de estarem sempre tocando coisas novas, estilos diferentes. Isso soma muito, inclusive pro meu trabalho autoral”.
Voraz e audacioso, o artista pretende lançar o seu segundo disco, até julho de 2020. E até já tem nome – “Vida”, que será uma reunião de todos os singles lançados até lá, diz André Porto, que termina esta entrevista pedindo desculpas aos seus fãs pelo fato dos seus lançamentos nem sempre saírem como planejado e no tempo planejado. Mas, com a certeza de que há um esforço, por parte do artista, em estar alimentando as plataformas digitais com suas canções.
Texto: Clilton Paz.
Fotos: Divulgação