Aniversário de 87 anos da G.R.E.S Estácio de Sá

unnamed

 

A Vermelho e Branco do Morro de São Carlos está em festa

 

A primeira escola de samba do Brasil comemora 87 anos na próxima terça – feira, 12/08. Para esse dia a Estácio preparou para seu público a tradicional roda de samba do Pagode do Leão e a apresentação do protótipo do carnaval de 2015.  

 

Comemorar esse dia tão importante é dar um passeio pela história do Rio, que tem seu início  em 12 de agosto de 1928. Nesta data, jovens bambas e boêmios que conviviam no Café do Compadre ou no bar Apolo, ambos próximos à Escola Normal, no largo mítico, se reuniram num porão na rua do Estácio 27 e fundaram uma espécie de bloco, só que menor e dedicado exclusivamente a um tipo de ritmo que eles estavam desenvolvendo: o samba.

 

Considerada a Primeira Escola de Samba do Brasil, segundo o IPHAN. A escola foi criada na casa de um sargento da polícia militar, pai do saudoso Bijú, senhor Chystalino. Como nas imediações funcionava uma Escola Normal, que formava professores para a rede escolar, Ismael Silva resolveu batizar seu grupo de Escola de Samba, já que formaria professores de samba. A Deixa Falar durou pouco tempo, desfilando na Praça Onze nos carnavais de 1929, 1930 e 1931, e nem chegou a participar do primeiro concurso das Escolas de Samba do Rio, organizado em 1932 pelo Jornal Mundo Sportivo, pois preferiu passar para a categoria de rancho carnavalesco. No entanto, foi uma referência para o surgimento das outras Escolas.

 

A Deixa Falar fez a fama do bairro. Pode-se dizer que tudo o que veio antes era a preparação para esse momento de glória em que, por três anos, o grupo comandado por Ismael Silva, Bide, Marçal, Mano Rubem, Mano Edgar, Baiaco, Brancura e Heitor dos Prazeres, entre outros, realizou seus desfiles pelas ruas do bairro até a Praça Onze.

 

Na década de 1930, as escolas de samba já tinham se espalhado por todo o Rio, até as lonjuras da estrada do Portela, passando pelo morro da Mangueira, os dois redutos de sambistas de onde saíram os responsáveis pela disseminação dessa instituição brasileira. Mas a primazia da Estácio nunca deixaria de ser reconhecida.

 

O samba moderno nasceu no Estácio. O bum, bum, paticumbum, prugurundum é Ismael Silva. As primeiras escolas de samba se apropriaram da estrutura dos cortejos e apressaram a linha melódica para andar, pular e dançar.

A presença mítica de Ismael e cia. no ambiente  propiciou o surgimento de uma escola de samba importante, a  G.R.E.S. Estácio de Sá, sucessora da Unidos de São Carlos, numa linha genealógica que começa na Deixa Falar .

 

A vida noturna intensa garantiu ao Estácio a aura de Berço do Samba carioca – aquele que conhecemos até hoje, dolente, pausado e marcado por instrumentos de percussão.

A Estácio de Sá é indiscutivelmente o berço do samba carioca!

 

 

PARABÉNS G.R.E.S  ESTÁCIO DE SÁ!!!

 

 

Serviço:

 

Aniversário  de 87 anos da Estácio de Sá

 

Data: 12/08/2014 – Terça feira

 

Horário: 18h

 

Valor: R$ 10,00

 

Local: Quadra da Estácio.

 

Av. Salvador de Sá, 206/208 – Estácio

Tel: 2504-2883

 

 

40º graus

Assessoria de Comunicação

 

Graciele Amora

(21) 7782-8901

(21) 97282-4881

 

Paula Moura

(21) 7722-0940

(21)99901-9964

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 17 =