Aprendizes do Salgueiro dão show na Bienal
Aprendizes do Salgueiro fazem sucesso na Bienal do Livro
Escola mirim apresentou-se no lançamento do livro Grande Circo Favela a convite da Estrela Cultural
O samba e o Carnaval se fizeram presentes no primeiro fim de semana da Bienal do Livro. O evento, que reúne escritores nacionais e internacionais a cada dois anos, foi marcado pela alegria dos Aprendizes do Salgueiro, projeto social que a Academia do Samba mantém e que, ao longo de seus 30 anos de existência, vem revelando inúmeros artistas para o mundo do samba.
Em parceria com a editora Estrela Cultural, o elenco mirim da vermelha e branca apresentou-se no sábado, dia 31 de agosto, durante o lançamento do livro “Grande Circo Favela”, de Otávio Junior. A publicação tem como personagem principal, a inspiração dos Acadêmicos para o Carnaval 2020, o artista Benjamin de Oliveira, primeiro palhaço negro do Brasil.
– Ficamos ansiosos por este dia, não somente pela apresentação, mas por tudo o que envolve a
Bienal. Muitas de nossas crianças estavam ali pela primeira vez e já com uma grande responsabilidade, a de apresentar-se para um público com a mesma idade delas, em um evento de grande porte. Estou orgulhosa demais das nossas crianças, disse Mara Rosa, presidente da escola mirim.
O sucesso foi tão grande que os Aprendizes envolveram pais e filhos durante o show, que chamou a atenção inclusive de outros expositores. Após a apresentação, o elenco aproveitou para visitar o pavilhão totalmente voltado para atividades infantis com parada estratégica no espaço montado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.
– A gente precisava agradecer os esforços que o Estado vem fazendo em defesa do Carnaval. Nossas crianças são o futuro da festa e eu fiz questão de mostrar a eles quem está lutando para que esses projetos como o dos Aprendizes não parem. Temos um presidente e uma diretoria que lutam muito para que a gente possa atender cada vez mais crianças e, se realmente essa parceria do Estado acontecer ,e a gente reza por isso, todas as escolas só têm a ganhar, disse Mara.
O enredo dos Aprendizes do Salgueiro em 2020 será “ Nos Aprendizes do Salgueiro, todo tijucano é Cajuti”, uma homenagem aos 260 anos do bairro da Tijuca
Fotos : Divulgação
—
Joice Hurtado
Assessoria de Imprensa