ATOR E COREÓGRAFO MÁRCIO MOURA PARTICIPARÁ DA 12ª EDIÇÃO DO FESTCLOWN

Marcio-Moura-PPedra-700x466 - fotos Carlos Freixo

Márcio Moura participará da 12ª edição do Festclown em Brasília

Ator, gestor cultural e coreógrafo de comissão de frente  se divide entre o trabalho no Carnaval e sua companhia teatral

A 12ª edição do Festclown que acontecerá em Brasília a partir do dia 6 de maio, contará com artistas de 7 países diferentes que se apresentarão ao longo de 5 dias com espetáculos onde o humor será a tônica dos shows. Entre os artistas e companhias que marcarão presença no festival, Márcio Moura e a companhia Etcetal de teatro, brindarão o público com a apresentação do infantil “Férias no Sítio”. A Companhia, que tem Márcio como um dos gestores, comemora 20 anos de sucesso e prêmios importantes no segmento, como o Zilka Salaberry, sempre aliando a mímica, o humor e a linguagem corporal em suas montagens.

Dividindo-se entre a agenda de espetáculos que rodam o Brasil e a tarefa de coreografar duas comissões de frente no Carnaval carioca: a da Estácio de Sá e a da Acadêmicos do Cubango, Márcio ainda encontrou tempo para montar seu primeiro espetáculo solo, Xirê Orixá. Sucesso de público e crítica, o espetáculo de dança conta a história dos principais orixás do candomblé, através da dança.  O projeto da Ore Cia Artística, do coreógrafo, possivelmente ganhará apresentações em teatros por todo o Brasil.

– Após três anos na Porto da Pedra, era necessário respirar novos ares. Meu trabalho está sempre em constante  transformação e o processo criativo de um artista requer desafios. Estou muito motivado com a possibilidade de, em um mesmo ano, ver meu trabalho sendo mostrado no maior palco a céu aberto do mundo e, utilizando recursos diferentes. Na Série A, o uso e abuso da criatividade, levando essa minha proposta de linguagem corporal e humor, dentro de uma escola como a Cubango; no Grupo Especial, coreografando a comissão de frente da Estácio, que tem um chão forte, aliado à volta à elite do Carnaval, e onde todos estão motivados a se manter no grupo, apresentando um grande trabalho, diz Márcio.

O ator, diretor e coreógrafo já começou a rotina de preparação do corpo de bailarinos que irá compor as comissões de frente. Ainda sem enredo definido, o processo de preparação inclui aulas de dança e expressão corporal.  Paralelo ao trabalho com o teatro e as comissões de frente, Márcio Moura também será o responsável por toda a parte coreografada da Estácio de Sá, incluindo a linguagem cênica e corporal dos casais de mestre-sala e porta-bandeira.

SOBRE O ARTISTA: Márcio Moura é ator, bailarino, gestor teatral e coreógrafo de comissão de frente. Com uma extensa bagagem e colecionando prêmios no teatro, o artista começou coreografando comissões de frente na Acadêmicos da Rocinha. Com passagens pela Portela e Porto da Pedra, Márcio une elementos técnicos da dança e do teatro ao Carnaval, sempre surpreendendo pelo humor e coreografias onde o uso da mímica e da linguagem corporal são o diferencial. 

SOBRE O ESPETÁCULO:   Utilizando a exclusiva “Pantomima Literária” (narração simultânea à ação em mímica), “De férias no sítio” é inspirado na obra clássica de José Bento Monteiro Lobato que remete às férias do personagem Pedrinho passadas no Sítio do Pica-Pau Amarelo. O Etc e Tal subverte a leitura do espectador apresentando, através da técnica corporal e da mímica, os personagens – marca registrada do grupo.  Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada em que se depara com o terrível e arteiro Saci.

Com preparação mímica e direção de Alvaro Assad, os cenários e figurinos de Raquel Theo são baseados nos desenhos e traços dos movimentos mímicos dos integrantes do Etc e Tal. E, com o fundo neutro, com cores primárias fortes, criam um ambiente para as ações mímicas levarem o imaginário do pequeno espectador nesta encenação. E o inusitado é a atuação ser surpresa, ou seja. O trio decide minutos antes qual dupla entrará em cena e quem narrará ou atuará nessa “Pantomima Literária”. Melissa e Marcio, Alvaro e Melissa ou Marcio e Alvaro. Mesmo espetáculo? Sim, mas 3 diferentes composições com improvisações esperadas. Imperdível assistir as 3 diferentes fórmulas de comicidade do trio do ETC E TAL.

 

Sobre a Festclown: Palhaços de sete países e profissionais de diferentes cidades brasileiras devem se apresentar na 12ª edição do Sesc Festclown, que acontece em Brasília. O festival, que ocorre no Complexo da Funarte, traz 51 apresentações de palhaçaria e arte circense, além de oficinas. Todas as apresentações são gratuitas.

O objetivo o evento é divertir o público, capacitar artistas que não têm acesso a cursos específicos no país e divulgar o trabalhos de grupos e artistas, segundo a organização. Para participar, basta retirar os ingressos uma hora antes do início dos espetáculos. É necessário ter experiência em artes circenses para participar das oficinas.

Para Ivaldo Gardelha, um dos coordenadores do festival, o evento é importante por fomentar a tradicional arte dos picadeiros. “É um projeto que acolhe artista da América Latina e da Europa, que inclui apresentação artística, intercâmbio, palestras, workshops, oficinas, cursos de capacitação. Ele não se resume à apresentação artística, ele tem uma série de desdobramento que o consolida, a cada ano, como projeto dos mais importantes de fomento à arte do circo no Brasil”, segundo Gadelha.

Best. Consultoria e Comunicação

Joice Hurtado

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário