Beija-Flor – Laíla quer desfile ”mais leve” em 2016
Beija-Flor 2016: Laíla quer desfile ‘mais leve’
O carnaval evoluiu em diversos aspectos. De uma festa com ar amador nos tempos primórdios de competição entre as escolas até o fenômeno de público e mídia da atualidade, muita coisa mudou. Sempre atento às transformações da folia e buscando algo que faça a Beija-Flor sair na frente, Laíla, diretor de carnaval da agremiação, sintetizou como quer a Deusa da Passarela na Avenida em 2016.
– Quero um carnaval mais tradicional. Tenho visto muitas coisas que não tem nada a ver sendo incluídas nos desfiles, e acho que isso muitas vezes é negativo. A Beija-Flor será mais leve no próximo carnaval. Queremos uma evolução mais solta de nossos componentes. Quero o nilopolitano levitando na Avenida – afirma ele.
Na noite desta segunda-feira, no barracão da Cidade do Samba, a Beija-Flor de Nilópolis divulgou o enredo do desfile do próximo carnaval, quando tentará o décimo quarto título de sua trajetória. ‘’Mineirinho Genial! Nova Lima – Cidade Natal. Marquês de Sapucaí – O Poeta Imortal’’ é como se chama o tema em homenagem a Cândido José de Araujo Viana, o desembargador e político mineiro que dá nome ao palco maior do samba. No evento, com maciça presença da imprensa, Laíla revelou como a escola definiu o tema.
– Esse enredo foi uma sugestão de um ritmista da nossa bateria. Imediatamente achei a ideia genial e fomos até Minas Gerais em busca do apoio cultural das autoridades locais. Quero deixar bem claro que não tem patrocínio para esse desfile. Tínhamos propostas para falar sobre outros temas, mas a nossa diretoria chegou a um consenso e esta foi de fato a melhor opção.
Muito participativo quando o assunto é a disputa de samba, Laíla também se reuniu com a ala de compositores da escola e traçou as diretrizes do concurso deste ano. Ele pediu que os poetas tenham mais cuidado com os gastos da competição e ressaltou o que é realmente importante neste ponto.
– Há três anos eu solicitei que não queria bandeira e fogos. Não me importo com a torcida de vocês. O que me interessa é a qualidade do musical do samba e se ele é bem aceito pela comunidade. Dizem muito que a disputa de samba da Beija-Flor é cara, mas não é a escola que é a responsável por isso. Vocês mesmo entopem o palco de cantores de ponta e pagam churrasco na ‘’birosca’’ para a torcida. A escola não exige isso. É claro que um bom cantor é importante, mas estão exagerando demais nisso. Quero que exagerem é na qualidade do samba – finalizou.
Os sambas concorrentes da azul e branca da Baixada Fluminense serão entregues no dia 03 de agosto.
Foto: Eduardo Hollanda