Beija-Flor: material de apoio para cobertura da final da disputa de samba

Samba 04 - Leandro D'Menor (2)

A disputa de samba na Beija-Flor de Nilópolis começou no dia 12 de agosto, com 33 parcerias inscritas. Quatro composições chegaram à grande final e, acreditem, tudo pode acontecer. São elas:

·         SAMBA 04 – Leandro D’Menor, Gil do Andaraí, Leandro Augusto e Marcelo Valência;

·         SAMBA 13 – J. Velloso, Marcelo Guimarães, Dilson Marimba, Lopita, Gilberto Oliveira e Claudio Russo;

·         SAMBA 19 – Gusttavo, Miguel, Sormany, Ted Carvalho, Ricardo Neves e Alceu Nota Dez;

·         SAMBA 39 – Sidney de Pilares, JR Beija-Flor, Junior Trindade, Adilson Brandão, Zé Carlos e Diogo Rosa.

A ordem de exibição das obras, bem como o tempo de apresentação, segundo o diretor geral de carnaval Laíla, só serão decididos na hora. Ele informou ainda que “todos participam da escolha de samba na agremiação – inclusive amanhã (quarta) nos reuniremos com a comunidade para saber sua opinião – e a disputa tem como sistema adotado o de pontos corridos, com discussões ao longo dela”.
Com uma homenagem especial ao publicitário Boni, um expert em multimídia, a azul e branca contará na Avenida o enredo ‘O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira’. A Deusa da Passarela abordará a evolução da comunicação, partindo da necessidade do ser humano de se comunicar até a revolução tecnológica. Será transmitida a história e a relevância dos diferentes meios de comunicação, bem como a contribuição de Boni a eles.  
SOBRE O SAMBA 04 E SUA PARCERIA, FALOU MARCELO VALÊNCIA…
“Pegamos a sinopse faltando oito dias para a entrega do samba. Foi bem corrido. Mas o texto realmente estava muito bom e, logo após o campeonato da Vila Isabel, vi uma entrevista do Laíla comentando que no próximo carnaval pediria aos compositores um samba sem o tradicional peso das obras da escola. E este foi o nosso foco. Fizemos um samba leve, que fala do homenageado sem citar seu nome e, claro, abordamos com clareza a história da comunicação. O samba é curto, é todo pra frente, um trunfo, acredito.
Leandro, como se diz por aí, é nascido e criado na escola, um dos autores do sucesso ‘Araxá’. Eu já havia escrito um samba com ele, um outro com o Gil, mas nunca os quatro estiveram juntos. Então, reuni nossa parceria e animei o Leandro, que tinha declarado interesse em escrever novamente algo muito bonito pra sua escola de coração. Ele, por sua vez, convidou o Gil. E vejo que deu certo. Afinal, estamos na final e a comunidade abraçou nosso samba, eu percebo isso.
Quanto à festa, o que posso dizer é que, de nossa parte, não faltará nada. Pode acreditar! Estamos trabalhando duro para dar ênfase ao bordão ‘Acredita, Beija-Flor!’, que repetimos ao longo de toda a competição e já pegou, heim?!”
– A seguir, a letra do samba:

O meu Beija-Flor!
Foi buscar inspiração e com orgulho
Hoje transmite para o mundo
A história desse Astro da comunicação

Na antiguidade!
O homem primitivo despertou
Surgiu a necessidade
Veio a criatividade ele se comunicou
Sinais de fumaça e no toque do tambor
Na folha da bananeira e os pássaros no céu
Da nobreza do papiro à invenção do papel
Hermes mensageiro grego
Com suas palavras vendeu ilusão
Salve a sagrada família
Azul e Branco é o manto do meu coração

Nas ondas do radio e da TV… Vou nessa
O jornal anunciou… A festa
E a tecnologia pelo mundo se espalhou
Modernidade no Brasil então chegou

É fantástico mundo mágico
O gênio tem o dom de revolucionar
Criando sem medo de errar
Lindo é ver a felicidade
Tomar a cidade vem comemorar
Não me leve a mal
Tomar um chopp e sambar em alto astral
Vai dar babado na folia
Porque é carnaval

SOBRE O SAMBA 13 E SUA PARCERIA, FALOU J. VELLOSO (presidente da Ala de Compositores)…
“Como Laíla pediu que inovássemos no samba, que fizéssemos algo bem comunicativo e alegre, compramos a ideia e trabalhamos para apresentar uma nova Beija-Flor, em termos musicais. E praticamente na primeira reunião – após muito estudar a sinopse em casa –  já tínhamos 80% da obra pronta. Depois só fizemos alguns ajustes, mudamos uma palavra ou outra e investimos na melodia. No You Tube, as pessoas podem curtir um vídeo com os melhores momentos da confecção do samba, desde a criação da letra à gravação no estúdio. Basta procurar por ‘Beija-Flor samba 13’.
De fato, tudo fica mais fácil quando se tem uma parceria antiga como a nossa. Eu – que tenho 17 finais, com 4 vitórias (2007, 2008, 2012 e 2013) -, Claudio Russo (2007, 2008, 2013) e Marquinhos, que este ano faz participação especial, estamos juntos desde 2007. Este ano entraram Marcelo (2009) e Lopita (2009). O Dilson ganhou com a gente ano passado e o Gilberto fez parte da parceria do samba campeão de 2012 e 2013. Ou seja, temos um grupo de peso.
Quando cantamos o samba, a quadra vira uma loucura. Ele tem realmente uma pegada muito boa… Por isso, estamos confiantes e não medimos esforços para fazer uma linda festa na final. E é dever dos finalistas, privilegiados, fazerem mesmo uma enorme festa, independentemente do resultado. As pessoas terão uma imensa surpresa na quinta-feira”.
– A seguir, a letra do samba:

Alô você… Eu vou falar

Ao seu ouvido pra tocar seu coração
Pra entender meu linguajar
Vai começar um show de comunicação
Notícias da Fenícia na fumaça um sinal
A China inventou, o mundo escolheu o seu papel
Primeira edição, mensageiro dos deuses
Na Grécia o discurso eloquente
Ligado, envolvente na informação

Ela vai tocar o céu… Que loucura
Segue a missão Fiel Arquitetura
Sagrada Família é a Catedral
Oh! Deusa do Samba e do meu carnaval

O plantão anunciou… Evolução
A publicidade chegou, quem não vendeu comprou
Nasce a criação
Sucesso nas ondas, a imagem da vida
O amor ao pavilhão vai desfilar e brilhar
Vem cantar astro iluminado brasileiro
Na multimídia um pioneiro, sua trajetória é genial
Que babado é esse na folia, faz a bossa bateria
Na manchete do jornal

Entra em cena Beija-Flor
Na tela, eu sou o povo vem festejar
Boni é bamba, na voz do samba
A emoção está no ar


SOBRE O SAMBA 19 E SUA PARCERIA, FALOU SORMANY…

 

“Fizemos 11 reuniões, umas na minha casa, em Petrópolis; outras na do Gusttavo, em Niterói; alguns rápidos encontros em barzinhos, para o ajuste de alguns pontos… Mas, apesar de morarmos uns ditantes dos outros, correu tudo tranquilamente, pois cada um elaborou uma ideia inicial para a obra. Um chegou com uma opção de refrão, outra de cabeça do samba, e a dificuldade maior foi quanto ao refrão do meio.
Eu comecei a escrever para a Beija-Flor em 2002 e sou parceiro do Gusttavo há 5 anos. O Ted foi parceiro no ano passado, e o Miguel, que entrou este ano, já escreveu comigo numa outra ocasião, mas não levamos. Ele, no entanto, foi campeão ano passado, com o J. Velloso, e o Gusttavo dispensa apresentações, após tantas vitórias na Viradouro e na Mangueira. E ele ganhou um samba na Beija-Flor, só não assinou, apesar de ter participado da composição, mas sim o pai. Contamos também com parceiros que, até o momento, investiram cerca de R$ 75 mil.
Conforme pedido, criamos um samba valente, de fácil canto e entendimento para os componentes e arquibancadas. Dos finalistas, aliás, a nossa composição, acho, é a que mais se diferencia dos tradicionais sambas da Beija-Flor. E valeu a pena, apesar de não sentir, na verdade, uma preferência explícita por algum samba. Estou achando a quadra ainda bem dividida. Mas faremos uma grande festa, podem esperar pela surpresa. Faremos barulho com 20 ônibus, em torno de mil torcedores, muitas alegorias, o que demandou cerca de R$ 20 mil só para uma noite, a maior delas”.
– A seguir, a letra da obra:

No ar a Beija-Flor
Carrega seu manto em devoção
O mais lindo canto ecoou
Seu destino é ganhar imensidão
Seguindo o som, imagens, sinais
As marcas da escrita, a evolução se faz
Registros da vida, Transformando herança dos ancestrais
Das raízes do oriental germinando em folha de papel
A missão das divindades
Levando mensagens a terra e ao céu

Paixão construída em adoração
Prece a luz da verdade
Glória a natividade
Sagrada comunicação

Prensa a notícia e o comercial
Foto estampada na capa do jornal
Em volta do radio se une a família
Em riso, euforia, e lágrimas de emoção
A luz do nosso astro chega a tela
Irradia seu talento no universo da televisão
Fantástico é o valor de José Bonifácio
O Boni é o enredo do samba que faço
Liga a TV amor
No show da Beija-Flor

Que babado é esse que vem da folia
É a garra nilopolitana
Borda a minha fantasia

Maravilhosa e soberana

 

SOBRE O SAMBA 39 E SUA PARCERIA, FALOU JR BEIJA-FLOR…
“Fizemos cinco reuniões em cerca de um mês e meio. Cada um levava sua ideia, e a sinopse facilitou bastante. Fora ela, Laíla pediu que o samba da Beija-Flor para 2014 fosse contagiante e facilitasse o canto do componente.
Eu e Samir Trindade, que este ano entra como participação especial, fomos um dos autores do samba de 2012; nossa obra foi unida a uma outra. Já o de 2011, em homenagem a Roberto Carlos, foi nosso. Fui convidado pelo Samir, que escreveu o samba do enredo sobre Brasília, no ano anterior. Quanto ao Diogo e ao Adilson, vale salientar que o primeiro já competiu outras vezes e que o segundo é novato no concurso, porém ambos muito queridos na comunidade, o que é bastante importante numa disputa como a da Beija-Flor.
E acabo de chegar do Mercadão de Madureira. Comprei de tudo para fazermos uma festa linda na final. E amanhã (terça) irei de novo. Na quinta, aliás, teremos um trio elétrico rodando por Nilópolis, a partir do meio-dia, convidando a todos para a grande noite. Pediremos que lotem a quadra da escola, pra que fique bem bonita e, quem sabe, torçam por nós. Ah, e estamos guardando uma surpresa, claro”.
– A seguir, a letra do samba:

No ar a mensagem de um Beija-Flor

Sonhar, o sonho de um sonhador
E viajar no tempo, no som um sentimento
Ir mais além, tocar o céu
Erguer a Torre de Babel
Escrever seu nome num papel
Eu e você, em sintonia seja onde for
No infinito ao teu sinal eu vou
Leva desejo divino, divino desejo me leva…
A encontrar a arte no seu olhar

A Deusa do samba na Passarela
A marca do carnaval… É ela
Um lado a comunicar, o outro já publicou
Tá na mídia a Beija-Flor

Quando a emoção chegar, a saudade vai bater
Juntos na mesma frequência
Um show de audiência, vamos reviver
Espelho refletindo cada um de nós
Por isso solte a sua voz, hoje o artista é você

Lá láia… A gente vai se ver de novo
Lá láia… De azul e branco nos braços do povo

Boni tu és o astro da televisão
Fiz, da sua vida minha inspiração
Vem, a festa é sua, a festa é nossa de quem quiser
Mostra que ”babado é esse” de samba no pé

Brilhou na tela o meu grande amor… Beija-Flor
Da comunidade um canto ecoou
A campeã voltou!

**** No final de setembro, a Deusa da Passarela mostrou, em evento fechado, os protótipos de suas fantasias.

De acordo com Fran Sérgio, carnavalesco da comissão de carnaval, mais uma vez, a Beija-Flor fará um desfile com clareza de detalhes, e as fantasias visam o conforto dos componentes: “As roupas são leves e isso faz muita diferença numa comunidade guerreira e participativa como a nossa. Mostraremos a comunicação humana, passando da escrita à era digital! Será um grande espetáculo!”
Por fim, o grande homenageado da escola, Boni, brincou: “Tudo dentro do padrão Beija-Flor! Sequência de cores fortes e harmônicas, além do conteúdo cultural e histórico devidamente abordado. Simplesmente, adorei!”
******* A publicidade é a ‘arte’ da difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni, domina a área como poucos. Deste modo, ele está sugerindo soluções para concretizar ‘a grande viagem’ da Comissão de Carnaval da agremiação.
Segundo Boni, atualmente não há como falar em comunicação sem associá-la à interação. Logo, a Beija-Flor fará o possível para integrar o público a seu carnaval: “Essa participação será essencial e queremos promovê-la durante o desfile. Para tanto, a escola precisará de profissionais especializados, por exemplo, em tecnologia. Por isso, levei Jodele Lacher, entre outros bons nomes, para o barracão. Eles poderão ajudar a tornar realidade o que o pessoal da Beija-Flor vem planejando”, comentou.

O homenageado salientou, no entanto, que está apenas ‘colocando uma azeitona na empada, pois a equipe da agremiação é excelente” e ele confia totalmente no potencial dela.

FOTO;Diego Mendes.

Cássia Valadão – Ass. de Imprensa

Elloo Comunicação & Produção Artística

Deixe um comentário