Blocos esquentam o último sábado antes do carnaval
Blocos esquentam o último sábado antes do carnaval
Sábado de ruas cheias no Rio. faltando uma semana para o carnaval, 105 blocos animam a cidade este fim de semana. A estimativa é reunir 830 mil pessoas nos dois dias, e a infraestrutura preparada pela Prefeitura do Rio/Riotur e a Ambev, patrocinadora oficial do Carnaval de Rua do Rio inclui neste sábado e domingo 1.700 banheiros químicos, 56 contêineres e 7 postos médicos prontos para o atendimento, sendo três no Centro, dois em Copacabana e dois em Ipanema/Leblon.
O sábado começou bem cedo com o Bloco da Pracinha, no Jardim Botânico, com os pequenos aprendendo a curtir a folia. Oitenta ritmistas acordaram cedo para animar o desfile do Imaginô Agoramassa, que arrastou 15 mil pessoas fantasiadas pela rua José Linhares, no Leblon. Já em Laranjeiras, a animação da manhã de sábado ficou por conta da bateria do Bloco Xupa Mas Não Baba, que deixou a Rua das Laranjeiras, mas manteve a tradução do desfile no bairro, saindo este ano na Rua Alice. Tradicional por seus ensaios na Cardoso Junior, o bloco com mais de 20 anos de existência arrastou 5 mil foliões, embalados ao som de sambas enredos de escolas do Rio de Janeiro e marchinhas de Carnaval.
Na parte da tarde o tradicional e politizado Simpatia é Quase Amor tomou as ruas de Ipanema comemorando 30 anos de desfile no Carnaval Carioca. O Simpatia comemorou enchendo o céu de de amarelo e roxo com papéis picados e balões com as cores do tradicional bloco.e com 80 mil pessoas cantando os versos “Se quem não chora não mama/Eu quero Carnaval a vida inteira”. A kombi comemorativa abria alas pro bloco passar e trazia as figuras marcantes do bloco como Bussunda, Albino Pinheiro, Aldir Blanc e Dona Zica. Na Lapa, os gringos invadiram o samba. O Ziriguidum reuniu 45 músicos ingleses, divididos entre Reino Unido, Irlanda e Inglaterra. Os chamado Carnaval Transatlântico, é a junção de 3 blocos e esse ano o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para celebrar a festa. A inspiração, segundo os organizadores do projeto vêm de grupos como Monobloco e das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Amanhã (domingo, 23/2), o dia começa também para os pequenos. O Gigantes da Lira, que é considerado o primeiro bloco infantil do Carnaval de Rua do Rio, faz o seu desfile a partir das 10h, em Laranjeiras. O Cortejo do Cordão do Boitatá virou folia oficial e desfila pelas do Centro com seus estandartes e alegria de costume. A concentração começa bem cedo, as 8h.
Do Centro para a Zona Sul. O Suvaco do Cristo, um dos blocos mais tradicionais da folia Carioca, desfila pelas ruas do Jardim Botânico a partir das 10h. Seguindo também a força da tradição, os pernas-de-pau e o colorido do Escravos da Mauá enfeitam a Zona Portuária da Cidade, a partir das 10h.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Timoneiros da Viola, em Madureira, chama a atenção. Com homenagem programada para o sambista Candeia, o bloco se concentra a partir do meio-dia. Encerrando a programação do fim de semana, Preta Gil coloca o seu bloco na rua e promete arrastar uma multidão no Centro, como de costume. O bloco da Preta se concentra a partir das 13h.
—
Secretaria Especial de Turismo|Riotur
Assessoria de Comunicação Social