Blocos – sábado e domingo
Quizomba
Um dos blocos mais esperados do sábado pós-carnavalesco, o Quizomba, sacudiu a Lapa com seu som, uma mistura de maracatu e samba, fez homenagem ao ídolo Wando com seu hit Fogo e Paixão. Tocou até Smells Like Teen Spirit, da imortal banda norte-americana Nirvana, além dos sambas, marchinhas e outras músicas que empolgaram a galera que compareceu em peso, mesmo com o sol de último dia de horário de Verão.
Formado por alunos da oficina de percussão do Circo Voador, o Quizomba atraiu 15 mil foliões, que tiveram a paz garantida com a presença de agentes da Riotur e da Seop, guardas municipais, policiais militares e controladores da CET-Rio, todos supervisionando o trajeto. Foram disponibilizados para o bloco, 80 banheiros químicos.
Foliões aproveitam horário de verão e pulam Carnaval na praia
Os foliões nem precisaram sair da praia para curtir os blocos neste sábado pós-carnaval. Enquanto aproveitavam o último dia de horário de verão, com um sol típico da estação mais adorada pelos brasileiros, os cariocas e turistas puderam pular junto com os blocos Bafafá e o Mulheres de Chico, que montaram seus palcos na areia.
Com o Morro Dois Irmãos como cenário, cerca de 40 mil pessoas curtiram as músicas de Chico Buarque em ritmo de Carnaval. O Bloco Mulheres de Chico cantou os maiores sucessos do cantor e compositor no final da praia do Leblon. O palco, montado na areia, atraiu os banhistas e logo um coro começou a entoar as canções de Chico junto com as cantoras do bloco. Oitenta banheiros químicos, seis conteineres e dois caminhões banheiros foram instalados próximo do local onde o palco foi montado. Os caminhoes são usados todos os anos no local, tem rampa para acesso especial de cadeira de rodas e área masculina e feminina, com capacidade para fazer 6 mil atendimentos cada um. Guardas Municipais e Policiais Militares fizeram a segurança do evento
Um pouco mais cedo, o bloco Bafafá fez os banhistas deixarem a praia de lado para dançarem ao som de marchinhas e sambas-enredo. Eles levaram 18 ritmistas do Cordão do Bola Preta para o posto 9 da praia de Ipanema. Cerca de 12 mil pessoas foram ao bloco. Guardas Municipais e agentes de trânsito fecharam as pistas da praia da Avenida Vieira Souto para que os foliões ficassem mais tranquilos. O Zeppelin da Prefeitura sobrevoou a área para garantir que tudo estava em ordem. Quarenta banheiros químicos e 6 conteineres banheiros foram instalados próximos ao posto 9.
Carnaval de rua ainda não acabou
Final de semana pós-canaval é mais um motivo para comemorar e dar continuidade à festa mais querida do Brasil. Vinte e um blocos vão fazer a alegria dos foliões no sábado, com 312 banheiros quimicos. O bloco Quizomba, por exemplo, vai acordar todo mundo mais cedo e sair da Praça Cardeal Câmara, na Lapa, às 11h. Um pouco mais tarde, as Mulheres de Chico vão desfilar os sucessos do seu muso inspirador a partir das 17h, no final da praia do Leblon. E no Engenho de Dentro, o Sepulta Carnaval começa a batucada às 16h na rua Ana Leonídia.
Veja alguns blocos que desfilam neste sábado:
Jacaré Folia: Praça Orleans, na Taquara, às 19h.
Quizomba: Praça Cardeal Câmara, na Lapa, às 11h.
Popotá: Rua Capitão Barbosa, em Cocotá, às 18h.
Banda Devassa: rua Patagônia, na Penha, às 17h.
Sem saída: Praça Ozanan, em Botafogo, às 16h.
Tá cheio de maluco: rua Euclides da Rocha, em Copacabana, às 16h.
Bafafá: Praia de Ipanema, em frente ao posto 9, às 15h.
Mulheres de Chico: final da praia do Leblon, às 17h.
Sepulta Carnaval: rua Ana Leonidia, Engenho de Dentro, às 16h.
Vaca atolada dos Embaixadores da Folia: Avenida Gomes Freire, no Centro, às 18h.
Adeus definitivo ao Carnaval será em ritmo de folia
Tudo que é bom tem que acabar e com o Carnaval não poderia ser diferente. No domingo, a ressaca da folia termina, mas isso não quer dizer que os cariocas e os turistas não vão se esbaldar. E haja disposição para tudo. São 15 blocos espalhados pela cidade e 638 banheiros químicos.
Logo de manhã, a folia já começa em ritmo acelerado. Tudo isso porque o Monobloco promete arrastar mais uma multidão para a Avenida Rio Branco, às 9h. Assim como no desfile do Cordão do Bola Preta e do Bloco da Preta, o centro financeiro da cidade vai ficar pequeno com tantos foliões.
Em Botafogo, o Boka de Espuma sai da rua Marquês de Olinda às 16h. Também neste horário, a Galinha do Meio-Dia faz a sua festa na Avenida Delfim Moreira, no Leblon. Na Zona Norte, o Bloco da Vaca de braz de Pina começa o seu desfile na Praça Arapogi, às 19h.
Veja a programação completa dos blocos que desfilam no domingo:
Tô no Recreio: Avenida Lúcio Costa, Recreio, às 16h.
Monobloco: Avenida Rio Branco, às 9h.
Bloco Cultural 7 de Paus: Boulevard 28 de setembro, em Vila Isabel, às 19h.
Boka de Espuma: rua Marquês de Olinda, Botafogo, às 16h.
Broxadão a hora é essa: Av. Atlântica, em Copacabana, às 14h.
Fofoqueiros de Plantão: Rua Jardim Botânico, no Jardim Botânico, às 11h.
Galinha do Meio-Dia: Avenida Delfim Moreira, no Leblon, às 16h.
Quem vai, vai, quem não vai, não cagueta: Praça Jerusalém, no Jardim Guanabara, às 17h.
União dos Blocos da Ilha do Governador: Praça Iaiá Garcia, Ribeira, às 17h.
Bloco da vaca de Braz de Pina: Praça Arapogi, Braz de Pina, às 19h.
Balaco Bloco: Rua Alfredo de Souza Mendes, em Pilares, às 17h.
Furukuteu: Rua Francisco Bernardino, no Riachuelo, às 17h.
Fanfarani: Praça Chaim Weisman, em Botafogo, às 16h.
Conjunto Habitacional Barangal: Avenida Vieira Souto, em Ipanema, às 12h.
Para mais informações sobre todos os blocos que desfilam pela cidade, acesse o site www.rioguiaoficial.com.br/carnaval/blocosderua, a nossa página no Facebook (www.facebook.com/riodejaneiroguiaoficial) ou o nosso Twitter (@riotur).
—
Mauro Touguinhó
Assessor de Comunicação Social
Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro / RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro)