Cantora Karina Buhr + Paula Sabbatini (Paulete Pink)+ Gilda Nomacce + grande elenco em BAGDÁ- Cenas de uma Juventude
BAGDÁ – CENAS DE UMA JUVENTUDE, SEGUNDO LONGA DA CINEASTA CARU ALVES DE SOUZA COM PRODUÇÃO DE RAFAELLA COSTA -MANJERICÃO FILMES, COMEÇA A SER RODADO EM MARÇO
** a cantora Karina Buhr vai atuar no cinema pela primeira vez;
**a skatista Grace Orsato, protagonista do filme, também faz sua estreia no cinema;
**primeiro longa nacional de ficção sobre o universo do skate feminino;
**o elenco conta ainda com Suzy Rêgo (que também faz sua estreia no cinema), Gilda Nomacce, Paula Sabatini, Emílio Serrano, Marília Fernandes, Helena Luz, William da Costa e Nick Batista.
Começou a ser rodado no dia 14 de março, em São Paulo, o filme “Bagdá – Cenas de uma Juventude”, segundo longa da cineasta Caru Alves de Souza (De Menor), e produção de Rafaella Costa (Manjericão Filmes), também produtora dos longas, Sequestro Relâmpago, Trago Comigo , De Menor, entre outros. O filme é livremente inspirado no livro “Bagdá – O skatista”, de Toni Brandão.
A história gira em torno de uma skatista de 17 anos chamada Bagdá, interpretada por Grace Orsato, que faz sua estreia como atriz e que é skatista na vida real. Na trama, a jovem passa boa parte do tempo com os amigos skatistas, fazendo manobras na pista local, fumando maconha e jogando baralho. Aos poucos ela vai se aproximando de Vanessa (Nick Batista), outra skatista do bairro que encontra em Bagdá um incentivo para ocupar a pista de skate. Numa ida à Praça Roosevelt, Bagdá e Vanessa encontram outras meninas skatistas, e estreitam laços de amizade.
A cantora Karina Buhr, que também faz sua estreia como atriz no cinema, é Micheline, mãe de Bagdá, uma mulher batalhadora que luta para sustentar sozinha as três filhas, mas que também gosta de curtir a vida e frequentar bares.
Filmado na Freguesia do Ó, zona norte da cidade de São Paulo, o filme acompanha o dia a dia de Bagdá – que divide seu tempo entre a escola, onde está sempre na mira da diretora (Suzy Rêgo), com sua mãe e suas duas irmãs mais novas (Helena Luz e Marília Fernandes), além de frequentar o salão de beleza da transexual Gilda (Paula Sabatini), onde sua mãe trabalha, como manicure e o bar local da dona Gladys (Gilda Nomacce), uma mulher que viveu os tempos áureos de politização operária dos anos 80 .
Com o elenco e equipe composto em sua maioria por mulheres, a narrativa de Bagdá – Cenas de uma Juventude se constrói a partir de episódios cotidianos que irão revelar aquilo de extraordinário na vida dessas mulheres.
Ficha técnica
Título Original: “Bagdá – Cenas de uma Juventude”
Elenco:
Bagdá – Grace Orsato
Micheline (Mãe de Bagdá)- Karina Buhr
Joseane (irmã de Bagdá) – Marília Fernandes
Bia (irmã de Bagdá)– Helena Luz
Vanessa (amiga de Bagdá) – Nick Batista
Deco (amigo de Bagdá) – William da Costa
Carlota (metalúrgica) – Carlota Joaquina
Gilda (dona do salão de beleza)- Paula Sabatini
Emílio (sócio de Gilda no salão) – Emílio Serrano
Gladys (Dona do bar) – Gilda Nomacce
Diretora da escola – Suzy Rêgo
Produzido por: Rafaella Costa e Caru Alves de Souza
Direção: Caru Alves de Souza
Roteiro: Caru Alves de Souza e Josefina Trotta
Livremente inspirado do livro “Bagdá – O skatista” de Toni Brandão
Produção Executiva: Rafaella Costa
Produção de Elenco: Paula Pretta
Preparação de Elenco: Marina Medeiros
Som Direto: Renê Brasil
Montagem: Willem Dias
Direção de arte: Marinês Mêncio
Direção de Fotografia: Camila Cornelsen
Direção de Produção: Stella Rainer
Coprodução: Córdon Films e MPM Film
Uma produção: Manjericão Filmes & Tangerina Entretenimento
Data estimada de início das filmagens: 14/03/2019
MANJERICÃO FILMES
A Manjericão Filmes é uma produtora independente dedicada à criação e ao desenvolvimento de projetos para cinema e televisão. Criada em 2007 por Rafaella Costa, trabalha com um seleto número de projetos anualmente e também atua executiva e criativamente em projetos de diretores parceiros em coproduções de sucesso, como nos longas “Sequestro Relâmpago” (2018), uma coprodução entre Tangerina Entretenimento, Manjericão Filmes e Globo Filmes, e “Trago Comigo” (2016), ambos dirigidos por Tata Amaral, e “De Menor” (2014), de Caru Alves de Souza, estreia mundial no Festival de San Sebastian e vencedor do Festival do Rio em 2013.
Em 2017, estreou a série “Enquadro 5×5” nas TVs Públicas, Educativas, Universitárias e Comunitárias de todo o Brasil, licenciada para uma 2ª janela em 2018 para o canal CINEBRASiLTV, e também produziu os curtas “Super Oldboy” (2016), de Eliane Coster, vencedor de 3 prêmios no 44º Festival de Gramado, e “A Felicidade Delas” (2019), de Carol Rodrigues.
Atualmente, produz o 2º longa de Caru Alves de Souza, “Bagdá – Cenas de uma Juventude”, capta recursos para o longa de estreia de Lillah Halla, “Livramento”, uma coprodução com a Arissas Multimídia, e finaliza o longa metragem “La Fiesta Silenciosa”, uma coprodução com a Aramos Cine (Argentina), com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2020.
RAFAELLA COSTA (produtora)
Produtora paulista, Rafaella Costa tem sua trajetória marcada na produção de conteúdo para cinema e televisão. Especializada em Film & Business – Cine/TV pela FGV, é sócia da Manjericão Filmes e atua produzindo e coproduzindo projetos em parceria com produtoras brasileiras e internacionais. Dentre seus principais trabalhos estão os longas “Sequestro Relâmpago” (2018),“Trago Comigo” (2016) e “Hoje” (2013), todos dirigidos por Tata Amaral, “De Menor” (2014), dirigido por Caru Alves de Souza, vencedor do prêmio de Melhor Filme no 15º Festival Internacional de Cinema do Rio, “Praia do Futuro” (2014), dirigido por Karim Aïnouz e indicado ao Prêmio Urso de Ouro no 64º Festival de Berlim, e as séries de TV “Juacas” (2018), com direção geral de Juliana Vonlanten para o Disney Channel, “Os Experientes – 2ª temporada” (2018), com direção geral de Fernando Meirelles, “Amigo de Aluguel”, com direção geral de Dainara Toffoli (2018), “Causando na Rua” (2016), com direção geral de Tata Amaral, “De Perto Ninguém é Normal” (2016), com direção geral de Luis Villaça.
CARU ALVES DE SOUZA (diretora)
Caru Alves de Souza é diretora, roteirista, produtora e também sócia da Tangerina Entretenimento, resultado de sua parceria com a cineasta Tata Amaral. “De Menor” (2014), seu primeiro longa que teve sua Première Mundial na 61ª edição do Festival de San Sebastian (2013), ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio de 2013 e foi distribuído pela HBO Latin America.
Dirigiu e roteirizou os curtas “Assunto de Família” (2011), e “O Mundo de Ulim e Oilut” (2011).Também dirigiu dois documentários “Mascarianas” (2008) e “Vestígios” (2010). Outros projetos como “Sonhos de Rossi” (longa em desenvolvimento) foi selecionado para o “Cinéma en Développement” do Festival de Toulouse, e seu projeto atual e 2º longa como roteirista e diretora, “Bagdá – Cenas de uma Juventude”, foi premiado em 2017 com o TFI Latin America Fund para projetos em estágio avançado de desenvolvimento, do Tribeca Film Institute, e também com dois prêmios para desenvolvimento de roteiro, o Apoio do Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão Ibero-Americanos em 2015, do Programa Ibermedia, e o PROAC Desenvolvimento de Projetos de Longa-Metragem em 2014, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
A realizadora é também membro do Coletivo Vermelha, um grupo de profissionais mulheres do audiovisual de São Paulo, e foi curadora da Mostra ‘O Cinema Humanista dos Irmãos Dardenne’, exibida nos Centros Culturais Banco do Brasil de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília ao longo de 2016, eleita pelo jornal ‘O Globo’ como uma das melhores Mostras de 2016.
Dirigiu a 2ª temporada da série de documentário “Causando na Rua”, para o canal CINEBRASiLTV, e está atualmente em fase de montagem e finalização.
valéria
ATTi Comunicação
Valéria Blanco