carnaval 2011 no Dia 10/09/2010) o Campião do samba da Lins

João Banana é 14 vezes campeão na Lins Imperial

A Lins Imperial abriu na madrugada desta sexta-feira a temporada de escolhas de samba-enredo para o Carnaval 2011. A verde e rosa do Lins definiu quando passava das 3h da manhã de sábado, o hino que desfilará no ano que vem, na terça-feira de carnaval, pelo Grupo de Acesso B, na Marquês de Sapucaí. A parceria de João Banana, Charles Braga, Torres de Pilares, Tião Pinheiro, Iuri Cruz e Wallace foi a grande vencedora.

O samba campeão foi o primeiro samba a se apresentar na noite e com uma torcida muito grande e o samba na ponta da língua, já despontou como o grande favorito. Outras duas parcerias disputaram a grande final. O último samba a se apresentar teve problemas no som e a apresentação precisou ser interrompida poraproximadamente vinte minutos. O presidente Cristiano Costa informou que a parceria só voltaria a se apresentar quando o problema estivesse solucionado para que os direitos fossem iguais para todos e foi aplaudido por toda a quadra. Ao todo sete sambas se inscreveram no concurso.
 
Samba escolhido por segmentos
 
O presidente Cristiano Costa, o Amendoim do Samba, revelou ao SRZD-Carnavalesco, que não participou da escolha da obra em nenhum momento das eliminatórias. – Deixei que a minha diretoria e segmentos escolhessem. A voz deles seria a voz da comunidade e assim foi. Disse desde o início que só me intrometeria caso houvesse algo de absurdo na escolha.
 
João Banana, compositor 14 vezes campeão
 
A vitória da parceria teve um gosto especial. Após

18 anos em jejum, o compositor João Banana ganhou seu 14º samba-enredo. Fundador da agremiação, ele ganhou seu primeiro título em 1961 e só compôs em sua trajetória samba para a sua escola de coração. Autor do samba mais conhecido da agremiação, Chico Mendes – O Arauto da Natureza, ele terá sua obra cantada em 2011 duas vezes na Marquês de Sapucaí, pois a escola mirim Infantes do Lins reeditará. Perguntado se é a hora de parar, o baluarte tem a resposta na ponta da língua – Enquanto eu for vivo vou continuar escrevendo samba.

A emoção de João Banana emocionou a todos durante o anúncio do samba vencedor. Muita gente ficou perto com medo do coração do sambista “não aguentar’.

– Me emociono o ano inteiro com o carinho que as pessoas da escola sentem por mim. Até hoje não achei quem não gostasse de mim por aqui. Essa vitória veio para mostrar que não devemos desistir. Continuo escrevendo porque essa é a minha felicidade. Fiz um samba completo e dei para a minha parceria alterar e tirar o que fosse necessário, só avisei que não podiam tirar tudo, senão teriam que tirar o meu nome também. Hoje em dia, samba é comércio, mas ainda sou da moda antiga. Só gastei com torcida, os outros compositores ficaram responsáveis pelo palco, gravação, essas coisas.
 
Os demais compositores da parceria foram campeões pela primeira vez e conversaram com o SRZD-Carnavalesco sobre o processo de composição do samba-enredo:
 
– Gastamos ao todo entre sete a oito mil reais. É necessário investir para se ter um trabalho de qualidade. Fizemos o samba em conjunto em aproximadamente um mês. O refrão de baixo é todo do João Banana, e a comunidade aprovou. Disputamos samba em escolas do Grupo Especial e a mesma estrutura que aplicamos lá e a estrutura que aplicamos aqui. Amamos o samba e é fundamental destacar que a nova diretoria da escola nos deu garantia a lisura que a disputa ocorreria de maneira séria, e com toda humildade, ganhamos porque merecemos ganhar – declarou o compositor Iuri Cruz.

Deixe um comentário