Coreógrafo da Porto da Pedra viaja para a Espanha para coreografar festa de lançamento de ONG

marcio moura

Coreógrafo da Porto da Pedra de malas prontas para a Europa

Márcio Moura assinará coreografia de inauguração do Instituto Liesten na Espanha

 

Márcio Moura, coreógrafo da comissão de frente da Porto da Pedra, terá mais um desafio pela frente antes de iniciar os trabalhos coreográficos do Tigre para 2014. O bailarino e ator, está de malas prontas para a Europa, onde assinará a coreografia de um grupo de jovens atores bailarinos para o lançamento da nova marca do Instituto Liesten, uma ONG que trabalha com jovens carentes na Espanha.

O “namoro” entre Márcio e a comitiva do grupo espanhol começou em 2009, época em que o coreógrafo dava expediente na Portela, ainda como coreógrafo de alas:

– O grupo assistiu o desfile da Portela e se impressionou com uma ala coreografada por mim. Eram a ala do Grow indiano que eles interpretaram como “grandes pássaros desengonçados” que pareciam voar na avenida. Fomos apresentados e eles se entusiasmaram em saber que os componentes da ala eram pessoas da comunidade e não bailarinos. Depois deste primeiro contato, o grupo ainda assistiu a uma apresentação minha no lançamento de um novo modelo de automóvel em São Bernardo do Campo,  mas  não passou disto, até aquele momento – explica ele.

A partir de então, o trabalho de Márcio ganhou mais notoriedade. De coreógrafo de alas, o profissional passou a assinar também a comissão de frente da Portela, o que lhe conferiu uma responsabilidade ainda maior. Este ano, o grupo assistiu novamente o desfile da Sapucaí e, mais uma vez, se encantou pelo trabalho realizado pela comissão de frente da Porto da Pedra na apresentação do enredo “Me diga o que calças e eu te direi quem és”, que retratava fatos  curiosos da arte de calçar. Impressionados, mais uma vez, pela criatividade e versatilidade de Márcio na Porto da Pedra e de Junior Scapin na Império da Tijuca. Surpreendido com a apresentação do Tigre na Sapucaí, o chefe da delegação espanhola e presidente da ONG, Juan Liesten se rendeu ao trabalho de Márcio:

– O trabalho desse rapaz é de uma teatralidade ímpar. Esse tipo de técnica de biombos só vi assim, tão bem realizada por um grupo no Newcomershow, um festival na Alemanha, comentou ele, referindo-se à apresentação da comissão de frente da vermelho e branco neste carnaval, quando Márcio utilizou as técnicas teatrais do grupo Etcetal, do qual é integrante e criador para entreter o público da Sapucaí em uma mistura de leveza e humor. O que Juan não sabia era que o grupo visto na Alemanha nateriormente, era o grupo de Márcio, que se apresentou no festival naquela ocasião.

Além das notas máximas alcançadas no quesito, Márcio Moura recebeu o convite para mostrar seu trabalho na Espanha.  Em fevereiro, logo após o carnaval, o coreógrafo esteve em  Toledo para ministrar um curso de coreografia massiva – coreografia para grandes grupos – para coreógrafos iniciantes n Centro CCLA da cidade. Agora, de malas prontas novamente, o destino será Madrid, onde ele aportará em julho para assinar a coreografia de cerca de 1000 jovens atores bailarinos para o lançamento da nova marca do Instituto Liesten . Sobre o novo desafio, Márcio comenta:

– Não acredito em destino. Acredito em trabalho . E quando nos dão condições para realizar um bom trabalho, não há limites. Esse trabalho junta minhas duas paixões, o teatro e a dança.  Estou feliz e orgulhoso em poder levar um pouco de minha experiência para um projeto que  pretende mudar, através da arte,  a vida de tantos jovens no mundo, finaliza ele.

Para 2014, Márcio já tem algumas ideias que ainda guarda em segredo para a comissão de frente da Porto da Pedra. Para o próximo sábado, dia 22, quando o Tigre se apresentará na quadra do Salgueiro, Márcio está preparando uma surpresa para o público que prestigiará o ensaio.



Joice Hurtado
Assessoria de Imprensa
GRES. Unidos do Porto da Pedra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + cinco =