Cultura planejada em Queimados

PMI_8817

Município irá elaborar plano de ações em áreas culturais para os próximos 10 anos. Documento será apresentado na conferência municipal que será realizada em março

 

Uma boa notícia para quem gosta de música, teatro, artesanato e artes plásticas. Essas e outras atividades culturais terão um planejamento específico em Queimados.  Atendendo a recomendação do Ministério de Cultura, o município irá elaborar seu plano municipal de cultura com as ações a serem desenvolvidas pelos próximos 10 anos. O documento está sendo elaborado com a participação de ativistas culturais do município e será apresentado na conferência municipal que será realizada em março. Na última terça-feira (19), representantes do governo e da sociedade civil reuniram-se no auditório da Igreja Nossa Senhora da Conceição para discutir os eixos a serem discutidos no encontro.

 

De acordo com o produtor cultural e ator, Leandro Santana a metodologia de ouvir e contar com a participação popular na elaboração do documento tem o objetivo de integrar o plano municipal à uma necessidade real da população.  Segundo ele, os itens definidos deverão ser cumpridos pelo governo municipal. “O plano municipal será colocado para aprovação do novo conselho de cultura que será eleito em março na conferência e será cumprido pelos próximos 10 anos”, explicou.

 

Já o secretário de Cultura, Marcelo Lessa, ressaltou a participação popular na escolha dos eixos temáticos do plano. “Fizemos questão de debater os eixos em três encontros para que refletisse uma demanda real e atenda a nossa população. Nossa expectativa é que nos próximos 10 anos, nosso município avance muito mais em cultura dando à nossa população o acesso ao entretenimento de qualidade, afinal a arte também faz parte da formação dos cidadãos”, comentou.

 

Para a presidente da Associação das Artesãs de Queimados, Neurizete da Silva, a reunião teve um objetivo claro para a categoria: conquistar um espaço próprio para que os artesãos do município possam aprender a confeccionar suas artes com qualidade e tenham um espaço para vender seus produtos, movimentando também o turismo no município. “Nosso objetivo é conseguir a casa do artesão, nós já temos o espaço, agora é concluir o projeto”, disse.assinatura bruno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 1 =