Devido a compromissos ministeriais, Sônia Guajajara não poderá participar do Ensaio Técnico do Salgueiro neste fim de semana
Devido a compromissos ministeriais, Sônia Guajajara não poderá participar do Ensaio Técnico do Salgueiro neste fim de semana
Ministra reforçou que estará presente no desfile oficial da agremiação em 11 de fevereiro
O Ministério dos Povos Originários informou, por meio de nota, no fim da tarde desta quarta-feira, 17, que a ministra Sônia Guajajara não poderá realizar a viagem que faria ao Rio de Janeiro neste fim de semana, quando participaria do ensaio técnico do Acadêmicos do Salgueiro, neste domingo, 21, na Marquês de Sapucaí. De acordo com o comunicado, devido à sobrecarga na agenda ministerial e às convocações extraordinárias, a Ministra não poderá estar presente, e solicitou à agremiação que uma nova data seja definida para que Sônia seja homenageada. Ainda de acordo com o texto, a participação de Guajajara no desfile, no dia 11 de fevereiro, domingo de carnaval, está mantida.
Confira a nota:
Prezados, boa tarde.
Por determinação do Gabinete da Ministra de Estado dos Povos Indígenas, Sra. Sonia Guajajara, expressamos nossa sincera gratidão pela gentileza do convite para participar do Ensaio Show e do Ensaio Técnico da Agremiação dos Acadêmicos do Salgueiro, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2024, no Rio de Janeiro.
Desejamos pleno êxito ao evento e comunicamos que, lamentavelmente, devido à sobrecarga na agenda ministerial e às convocações extraordinárias, a Ministra não poderá estar presente.
Aproveitamos o ensejo para informar que a Ministra está disponível para discutir uma nova data para a realização da homenagem e reafirmamos sua participação confirmada no evento agendado para o dia 11 de fevereiro do ano corrente.
Contamos com a compreensão de todos e permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Carnaval 2024:
Em 2024, o Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Avenida a história e a luta do povo Yanomami com o enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A Academia do Samba faz um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami”. O enredo é baseado no livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami. O Salgueiro é a terceira escola a desfilar no domingo, dia 11/02.
Assessoria de Imprensa: Bárbara Mello
Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoral