Dia do Trabalhador: Governo do Estado atende mais de 3,2 mil pessoas em mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista

Dia do Trabalhador: Governo do Estado atende mais de 3,2 mil pessoas em mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista

Ação possibilitou que milhares de pessoas pudessem acessar, em um só lugar, os mais variados serviços, inclusive ofertas de emprego

O governo do Estado do Rio realizou, neste 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, um mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, para atender a população fluminense com oportunidades de emprego e acesso à documentação básica. Durante o evento, foram realizados 3.219 atendimentos, inteiramente gratuitos. Entre os serviços disponíveis, destacaram-se o balcão de empregos, oportunidades de cursos de capacitação, emissão de documentos como identidade, habilitação para casamento e carteira de trabalho digital, isenção para certidões, distribuição de livros e palestras de conscientização.
Também foi oferecido atendimento jurídico na área de família, além de serviços de beleza e bem-estar. A iniciativa faz parte do Programa “RJ Para Todos” da Secretaria Estadual de Governo, e contou com a parceria das Secretarias de Trabalho e Renda, do Desenvolvimento Social, de Cultura e Economia Criativa, e da Mulher, além de órgãos, instituições e empresas como a Cedae, Detran, Fundação Leão XIII, Procon, Defensoria Pública, PEP INSS, Firjan, Supervia e Superintendência Regional do Trabalho.
– É uma alegria podermos celebrar o Dia do Trabalhador oferecendo vagas de emprego, com serviços específicos para a realidade das mulheres. Essas ações em parceria com diversas secretarias e instituições promovem conhecimento, capacitação e também o autocuidado. Mesmo sendo um feriado mundial, o Governo do Estado se fez presente, com um conjunto de serviços úteis à toda a população. Tornar a vida de quem vive no Rio de Janeiro melhor é um compromisso da minha gestão – afirmou o governador Cláudio Castro.

Ações e serviços oferecidos à população
A Secretaria de Trabalho e Renda levou sua Carreta do Trabalhador à Quinta da Boa Vista, onde ofereceu vagas de empregos formais, orientação sobre carteira de trabalho digital e acesso ao seguro-desemprego. Durante toda a manhã, foram atendidas cerca de 320 pessoas nos diferentes serviços, sendo que 150 já deixaram o local com suas cartas de encaminhamento a emprego e agendamento de entrevistas para a efetivação da contratação.
O atendimento agradou o morador do Méier, Hélio Guerra. Desempregado há dois anos, o técnico em edição audiovisual, além de se candidatar na sua área, também se colocou à disposição para trabalhar com vendas, atendimento ao cliente e recepção.  Para o jovem de 27 anos, ação do Governo do Estado é fundamental para facilitar o acesso a um emprego para todos: – Acho muito importante essa ação porque não é todo mundo que sabe como fazer ou tem acesso à internet. Aqui a gente consegue ter todo o tipo de informação possível  para tirar documentos e até mais. Uma iniciativa muito boa do governo em fazer esse tipo de evento para a população, justamente nesse Dia do Trabalhador. É especial pra gente – afirmou ele.
O Detran-RJ esteve presente na ação com cinco pontos de atendimento, oferecendo aos cidadãos a possibilidade de emissão de 1ª e 2ª vias do RG e agendamentos para o mesmo fim. Ao todo, 111 pessoas saíram com encaminhamentos para viabilizar seus novos dados e seguirem as suas vidas com tudo renovado.
Recém-casada, a jovem Gabrielle Cristine Santos Duarte, de 21 anos, soube do evento pelas redes sociais do programa e não perdeu tempo. Veio de Pilares junto com o marido para atualizar os documentos e tirar a segunda via gratuitamente. Além de elogiar o atendimento, Gabrielle também aprovou as ações da Secretaria Estadual da Mulher, em parceria com a Faetec.
– Todos os serviços foram muito úteis e bem distribuídos. Até para as pessoas que não têm condição de cuidar da estética tinha manicure e corte de cabelo, além do balcão de emprego – comentou.
Acompanhando a ação no local, a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, destacou a importância das políticas públicas para dar mais autonomia às mulheres e seguir preservando vidas.
– Desde cedo as mulheres prestigiaram o evento, usaram serviços de manicure, de massagem e de embelezamento. Uma empreendedora da nossa rede esteve aqui para conversar um pouco com outras mulheres o que a gente entende como empreendedorismo, uma vez que também é uma forma dessa mulher romper os ciclos de violência. Precisamos tornar essas mulheres cada vez mais autônomas financeiramente, para que elas não dependam e possam romper com os ciclos de violência – destacou a secretária.
A Secretaria da Mulher, em colaboração com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizou 200 atendimentos, orientando sobre empreendedorismo, regularização de MEI e CNPJ, fornecendo também informações sobre a rede de proteção à mulher e diversos serviços gratuitos de autocuidado e beleza.
Também foram oferecidos serviços como corte de cabelo, esmaltação de unhas, e confecção de tranças, além de uma mobilização especial com a campanha “NÃO É NÃO! Respeite a decisão”, para promover a segurança das mulheres em grandes eventos.
Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuiu 1.000 unidades de café da manhã, por meio do programa Café do Trabalhador, e atendeu 52 mulheres em condição de vulnerabilidade, por meio do programa Empoderadas.
A Cedae Saúde, caixa de assistência dos funcionários da companhia, trouxe um motorhome e uma ambulância, com equipe interdisciplinar formada por nove profissionais, incluindo médico, nutricionista e equipe de enfermagem. No local, 475 pessoas receberam massagem shiatsu, atendimento e apoio à saúde preventiva, com teste de pressão arterial e dosagem de glicose, verificação de sinais vitais e atendimento básico de saúde.
– É fundamental seguirmos com ações como esta de hoje, pois com a oferta de vagas de trabalho contribuímos para reduzir ainda mais a taxa de desemprego, além de trazermos diversos outros serviços  para mais perto ainda da população – resumiu a subsecretária geral da Secretaria de Governo, Mayra Sousa.

Crédito Foto

Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito  Autoral

Deixe um comentário