È Hoje Carnaval Histórico do Extra homenageia Estácio de Sá, a herdeira da primeira escola de samba da cidade


Carnaval Histórico do Extra homenageia Estácio de Sá, a herdeira da primeira escola de samba da cidade

O jornal Extra realiza a quarta edição do Carnaval Histórico, no dia 10 de fevereiro, no Imperator. O evento, que homenageia os grandes sambistas da maior festa do país, conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio. Aproveitando a comemoração dos 450 anos da cidade, o Carnaval Histórico 2015 vai celebrar o bairro do Estácio, berço do samba, onde surgiu a primeira agremiação carioca, a “Deixa Falar”, e sua herdeira, o GRES Estácio de Sá.

Nesta edição, cores e personagens da escola serão reverenciados, como o mestre Dominguinhos do Estácio, uma das maiores vozes do carnaval carioca. Além dele, Bicho Novo, o lendário mestre-sala, referência na dança; Claudinho e Selminha Sorriso, o maior casal da atualidade, que brilhou no título da escola em 1992; e Ismael Silva, um dos pioneiros do samba carioca.

E as homenagens não param por aí. O inovador Mestre Ciça, que colocou a bateria do Estácio entre as melhores do carnaval, e Zeca da Cuíca, grande nome do gênero e que vai se apresentar com um solo do instrumento, também vão subir ao palco do evento. Ainda como parte do tributo à escola, serão recriados desfiles clássicos da Estácio. “Pauliceia Desvairada”, “A Festa do Círio de Nazaré” e “Tititi do Sapoti” serão alguns dos clássicos apresentados.

O evento do Imperator, que terá transmissão ao vivo pelo site do Extra, contará ainda com duas grandes atrações musicais: Dudu Nobre e Teresa Cristina vão se apresentar cantando sambas inesquecíveis.

O Carnaval Histórico do Extra promove também uma nova edição da eleição do Cidadão Samba, concurso que era tradição na primeira metade do século passado e todo ano é reeditado pelo jornal. Cada uma das 12 escolas do Grupo Especial indica um representante para disputar o posto, que já teve Zé Katimba e Aluisio Machado como eleitos pelo público. Este ano, estão na disputa: Alfredo Fumaça (União da Ilha), Chiquinho (Imperatriz), Djalma Sabiá (Salgueiro), Dona Beta (Vila Isabel), Esguleba (Unidos da Tijuca), Helinho 107 (São Clemente), Laíla (Beija-Flor), Milton Perácio (Grande Rio), Nelson Sargento (Mangueira), Seu Arídio (Viradouro), Tia Surica (Portela) e Vô Macumba (Mocidade).

O público poderá conferir também uma série de matérias especiais no jornal sobre a escola de samba homenageada, que falam sobre os personagens que fizeram e fazem a história do Estácio. Além disso, haverá um ambiente do Carnaval Histórico no site do Extra, com reportagens e fotos inéditas, e um caderno especial com a cobertura do evento.

Serviço:

CARNAVAL HISTÓRICO DO EXTRA 2015

Data: 10/02 – terça-feira

Horário: 20h – Abertura da casa // 21h – Início do espetáculo

Local: Imperator – Centro Cultural João Nogueira

Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Meier, Rio de Janeiro – RJ

Mauricio Guedes
ART PRESSE

Deixe um comentário