Eduardo Paes realiza caminhada no Méier, bairro que recebeu diversas obras e foi pioneiro em exitoso projeto de segurança e reordenamento urbano implementado pela prefeitura

Eduardo Paes realiza caminhada no Méier, bairro que recebeu diversas obras e foi pioneiro em exitoso projeto de segurança e reordenamento urbano implementado pela prefeitura 

Atual gestão da Prefeitura do Rio fez melhorias em unidades de saúde, ações de contenção de encostas e drenagem e criou o programa que já reduziu em 31% o chamado crime de oportunidade na região  

Candidato à reeleição a prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) realizou, na manhã deste domingo (8/9), uma caminhada no Méier, na Zona Norte, onde pôde conversar com os cariocas, ouvir sugestões e receber vários apoios. A atual gestão da Prefeitura realizou diversas intervenções no bairro na atual administração e uma das principais foi a criação do projeto CEP, que já reduziu em 31% o chamado crime de oportunidade na área. 

– O Méier é um bairro com comércio forte, pujante, com uma área residencial qualificada. A Prefeitura está cumprindo sua parte na urbanização, na saúde, na educação, no transporte. Avançamos muito nos últimos anos e vamos seguir avançando no próximo mandato para continuar melhorando a vida das pessoas. Já fizemos muitas intervenções aqui no Méier e seguiremos com o trabalho – afirmou Eduardo Paes, que garantiu a continuidade dos investimentos na região. 

Lançado em novembro de 2021, o Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP) reduziu os chamados crimes de oportunidade, que são as ocorrências em que o criminoso identifica no ambiente as chances para cometer delitos, como os roubos e furtos a pedestres. A partir do diagnóstico feito pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e com base nos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), diversas ações foram planejadas utilizando como norte melhorias do espaço público, bem como o incentivo ao seu uso, e ações preventivas da Guarda Municipal.  

Dentre as ações realizadas pelo CEP foi o ordenamento dos ambulantes que atuam no calçadão do bairro. Agentes da secretaria mapearam a região e verificaram um excesso de ambulantes comercializando e obstruindo as calçadas, o que atrapalha o ir e vir do cidadão.  

Nesse estudo verificou-se um aumento no número de pessoas comercializando ilegalmente e competindo com os lojistas, além dos ambulantes legais para a região. No total, 85 profissionais foram regulamentados e receberam equipamentos novos e padronizados pela Prefeitura, nos trechos da Rua Dias da Cruz entre a Rua Ana Barbosa e Rua Magalhães Couto. 

O sucesso do programa, que conta também com a instalação de câmeras e melhoria na iluminação, fez com que fosse ampliado para outras regiões da cidade. Além do Méier, o CEP já foi implementado em Copacabana e Ipanema.  

Outras ações promovidas pela prefeitura no Méier foram as transformações de duas escolas em Ginásios Educacionais Tecnológicos. Os GETs combinam tradição acadêmica com inovação tecnológica e estão transformando a maneira como os alunos aprendem e se preparam para o futuro. Desde a sua concepção, eles se destacaram com uma abordagem revolucionária para a educação, oferecendo aos alunos acesso a recursos tradicionais e ferramentas de última geração, com colaboratórios equipados com tecnologia avançada e programas educacionais dinâmicos.  

Duas vias do Méier passaram por obras de contenção de encostas realizadas pela Geo-Rio. A Rua Itobi recebeu cortina ancorada, solo grampeado e viga estaqueada. Já a Rua Maranhão teve intervenções no guarda-corpo, concreto projetado e solo grampeado.  

Já a Fundação Rio-Águas realizou obra de drenagem na Rua Aristides Caire. A intervenção recuperou a galeria subterrânea do Rio Salgado e é a solução para buracos e afundamentos na via. Foram implantados 395 metros de uma nova rede de drenagem em concreto, substituindo a antiga em Armco (estrutura metálica), além de 3.600 metros quadrados de pavimentação e mais de 3 mil metros quadrados de passeio. 

A Rua Aristides Caire é uma via coletora que promove uma importante ligação entre os bairros do Cachambi e do Méier, além de ser a principal rota de acesso ao viaduto Castro Alves.  

Na Saúde, duas unidades foram reformadas: o Centro Municipal de Saúde César Pernetta e a Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega. A primeira ganhou serviços de impermeabilização, troca da cobertura em telha translúcida, remanejamento dos aparelhos de ar-condicionado, pintura, entre outras. A segunda recebeu manutenção, recomposição e aplicação de grama de área ajardinada na fachada frontal e lateral esquerda, pinturas e troca da identidade visual. 

Além disso, o bairro ganhou uma unidade avançada do Super Centro Carioca de Saúde. Localizada no Hospital Municipal Salgado Filho, ela possui tomógrafo e recebe apoio técnico do Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI), de forma a integrar todos os setores de imagem da Secretaria de Saúde. 

Teresa Cristina Fayal
Michel Castellar
Assessoria de imprensa

Candidato Eduardo Paes

Créditos: Divulgação/

Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =