Eduardo Paes visita as obras do Parque Oeste e assume o compromisso de fazer mais dois grandes parques na cidade

Eduardo Paes visita as obras do Parque Oeste e assume o compromisso de fazer mais dois grandes parques na cidade 

A nova área de lazer será sustentável e ofertará Educação, no Espaço de Desenvolvimento Infantil e na Nave do Conhecimento, Cultura, no Anfiteatro, além de Esporte, em sua Vila Olímpica 

O candidato à reeleição Eduardo Paes (PSD), visitou na tarde desta sexta-feira (30/08) as obras do Parque Oeste, em Inhoaíba, na Zona Oeste. O novo equipamento de lazer, educacional, cultural e esportivo da cidade tem uma proposta sustentável voltada para a preservação e oferta de áreas verdes para convivência. 

– Depois do sucesso que a gente viu no Parque Madureira, no Parque Rita Lee, no Parque Realengo, e no Parque da Pavuna, no Chapadão, é assumir esse compromisso com a população carioca de implantar pelo menos mais dois parques. Um na Fazenda Baronesa da Taquara e, o outro, a ampliação do Parque Realengo. Já compramos a área do Exército e vamos fazer também essa ampliação do Parque Realengo. E esses compromissos criam uma oportunidade de lazer nas áreas da cidade para as pessoas que mais precisam – destacou Paes, que estava acompanhado por seu candidato a vice-prefeito, Eduardo Cavaliere. 

As obras do Parque Oeste ocorrem em um terreno de mais de 234 mil metros quadrados e trará para a região um novo conceito, com o uso de energia sustentável e aproveitamento das condições bioclimáticas. 

Nos dias de calor, a população poderá se refrescar na escada das águas e no chuveiro cascata. Além disso, está em construção uma bacia de retenção com capacidade para receber 18 milhões de litros de água, que terá a função de acumular água das chuvas para minimizar o risco de ocorrência de enchentes.  

Serão plantadas 1.100 árvores no local, jardins em uma área de aproximadamente 34 mil metros quadrados, além da preservação de árvores e vegetação já existentes. A área reflorestada prevê 61,8 mil metros quadrados, e o paisagismo manterá as espécies originais, criando ilhas protegidas, onde os visitantes poderão contemplar a natureza.  

– Aqui, teremos a captação de águas da chuva. Isso permite também que a gente possa resolver problemas de alagamentos, problemas relacionados às mudanças climáticas. E esses parques criam alternativas e valorizam muito a região. Você tem as áreas da cidade que já tem o seu lazer próprio consolidado. A Zona Sul tem isso, a Barra da Tijuca tem isso. Mas é muito difícil você encontrar alternativas de lazer na Zona Oeste e na Zona Norte da cidade, nas áreas de favela. Então, o nosso objetivo é sempre esse: governar para todos, olhando para aqueles que mais precisam – frisou Paes. 

O Parque também ganhará mais uma instalação, que é um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016: a piscina do Estádio Aquático que será instalada na Vila Olímpica. O projeto contempla ainda quiosques e um espaço destinado a oficinas, ginásio coberto, além de uma escola para 720 alunos e um Espaço de Desenvolvimento Infantil para cerca de 30 crianças em horário integral.  

Em estágio avançado da construção, quem vê o parque de fora já pode identificar o espaço que vai abrigar um Nave do Conhecimento, o quinto equipamento inaugurado na região. Os bairros de Realengo, Santa Cruz, Padre Miguel e Vila Aliança, em Bangu, já contam com a Nave do Conhecimento em plena atividade.   

Entre as opções de lazer, o Parque Oeste vai oferecer à população: Escada D’Agua, Espaço Ecumênico, quadra poliesportiva, e palco para a realização de eventos.  

Com capacidade para até 200 mil frequentadores, o Parque Oeste será o terceiro maior da cidade, atrás do Parque do Flamengo e a Quinta da Boa Vista.  O terreno foi adquirido pela prefeitura em 2023 e em julho deste ano foram entregues a Entrada Principal, a reforma da sede, que conta com um gabinete itinerante do prefeito.  

O Espaço Ecumênico, a Reforma da quadra, e o palco do evento já estão prontos. Outra atração importante que já está em funcionamento é a Escada D’Agua, que ocupa uma área de 1.300 metros quadrados, com altura de 15 metros, o equivalente a um prédio de 5 andares. São 88 degraus com 74 esguichos de água e uma cascata para refrescar os visitantes. Com 210 mil litros, a água da escada passa por um reservatório e filtros, voltando, em seguida, para o equipamento, sem desperdício, de forma totalmente sustentável.  

A Zona Oeste conta com um total de 17 parques espalhados pelos 43 bairros da região. Os parques aumentam a oferta de lazer, favorecem a prática de esportes, preservam áreas verdes na cidade e permitem que moradores e visitantes tenham acesso à cultura e entretenimento sem terem que fazer grandes deslocamentos.  

Histórico 

A área onde é erguido o Parque Oeste era a Fazenda Inhoaíba, da família Gonzaga. Em 1930, a fazenda foi doada por Ana Gonzaga, e no local foi inaugurado um orfanato em 1º de maio de 1932, um mês após a morte da benfeitora. O orfanato recebeu o nome de Instituto Metodista Ana Gonzaga em sua homenagem. O terreno foi adquirido pela Prefeitura em 2023. 

 

Créditos: Divulgação/

Proibido a reprodução das imagens sem autorização expressa do autor Lei 9610 de Direito Autoria

Deixe um comentário