Escola de MS & PB comemora 20 anos no próximo sábado

Escola de MS & PB comemora 20 anos no próximo sábado
 
Festa será uma verdadeira confraternização e homenageará Mercedes Batista
 
 
            Tudo começou em 17 de julho de 1990. Na época, Manoel Dionísio já tinha a sua carreira de bailarino, era assistente técnico de carnaval da RioTur e porta-voz desta com a Federação dos Blocos. E foi durante o desenvolvimento destes trabalhos que percebeu a necessidade da formação de novos casais que defendessem os pavilhões dos blocos e escolas de samba, pois percebia a dificuldade da execução da dança por parte de alguns componentes do quesito.
            Assim, foi fundada a Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Rio de Janeiro. Primeiramente, na sede da Federação dos Blocos. Mais tarde, conquistando o espaço do Ginásio da Passarela do Samba, no Sambódromo, onde até hoje são realizadas as aulas. A instituição é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e sobrevive da ajuda de parceiros e de uma simbólica verba destinada anualmente pelo governo a projetos sociais.
            Em 2010, fica difícil contabilizar quantos dançarinos, de um quesito tão importante como o de mestre-sala e porta-bandeira, foram formados pela Escola. Basta dizer que a grande maioria dos casais, que hoje dançam no Grupo Especial e nos grupos de acesso, passou por lá. Casais que são verdadeiros referenciais na arte de conduzir e dançar com um pavilhão. E depois, com a expansão de núcleos para outros estados, mais dançarinos surgiram e se aperfeiçoaram.
            Para comemorar todas as vitórias conquistadas com muita luta ao longo desses vinte anos de trabalho em prol do samba e do carnaval, o Mestre Manoel Dionísio vai promover no próximo dia 17 de julho (sábado), a partir das 17 horas, no Ginásio da Passarela do Samba, um verdadeiro encontro de amigos, alunos, instrutores e bailarinos do quesito para a confraternização de uma data tão importante.
Na programação, a emoção falará mais alto na entrega do Troféu Mercedes Batista aos homenageados da noite: um tributo a primeira bailarina negra do Teatro Municipal e que por muitos anos, foi professora de Mestre Dionísio. Aos 90 anos de idade, a presença de Mercedes é confirmada na festa. E, como não poderia faltar, a também tradicional roda de bandeiras com os casais das escolas de samba do Rio e de diversas outras cidades que vêm prestigiar o evento.
            Antes, na sexta-feira dia 16, às 18 horas, na Igreja de Sant’ana, no Centro da Cidade, será celebrada a tradicional missa de agradecimento, aberta ao público. Já no dia da festa, o evento será restrito a convidados e imprensa. Aos casais de mestre-sala e porta-bandeira, o pavilhão da escola é o convite. Basta chegar com a bandeira da agremiação que defende, que a entrada será liberada.
 
 
Serviço:
 
Missa de Agradecimento – 20 anos da Escola de MS & PB
Local: Igreja de Sant’ana
Endereço: Rua de Santana, s/nº, Praça XI (próximo ao edifício Balança Mas Não Cai)
Data: 16 de julho de 2010 (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Aberto ao público
 
 
Festa de Aniversário dos 20 anos da Escola de MS & PB
Local: Ginásio da Passarela do Samba
Endereço: Avenida Marquês de Sapucaí (Sambódromo) – setor 02
Data: 17 de julho de 2010 (sábado)
Horário: 17 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + vinte =