Escola de MS & PB vira pólo de estágio da UFRJ
Escola de MS & PB vira pólo de estágio da UFRJ
A Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte presidida por Manoel Dionísio agora é pólo de estágio para alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A iniciativa partiu de Viviane Martins, professora e secretária da Escola, que também coordena o Projeto “Folclorear” na UFRJ. Assim, alunos de dança, educação física, psicologia e até pedagogia estão passando pela Escola e vendo uma nova oportunidade dentro das suas respectivas áreas.
É o caso de Daniele Cardoso, estudante de Dança. A universitária só conhecia o carnaval pela TV: “- Hoje, vejo de perto todo o trabalho com as crianças. O passo-a-passo até chegar a Avenida”, conta.
Outros estagiários já participam do carnaval de desfilar e assistir, mas estão descobrindo um outro lado da folia: “- Participo de escolas de samba, mas agora estou aprendendo a ter uma outra visão sobre projeto social”, revela a aluna Clara Cerezo.
Os estagiários são voluntários e vão aos sábados para a Avenida acompanhar de perto todo o processo de ensino-aprendizagem do bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira, que, além de ser uma dança específica do carnaval, é também uma dança integrante do folclore carioca.
Manoel Dionísio, presidente da Escola, incentiva os alunos e desafia: “- Quero que, até terminarem o estágio, eles saiam daqui sabendo dançar o nosso bailado”, brinca o Mestre.
Atenciosamente,
Carolina Grimião
(Assessora de Imprensa)
Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira,
Porta-Estandarte /RJ – Manoel Dionísio