ESTÁCIO DE SÁ: GALERIA DE FOTOS DA FESTA DE SÃO JORGE
Estácio de Sá: homenagem a São Jorge lotou a quadra da vermelho e branco
Foram 24 horas de festa em homenagem a São Jorge. As comemorações em homenagem ao santo guerreiro, que começaram na última quarta-feira com edição especial do Pagode do Leão, culminaram na noite desta quinta com quadra lotada do início ao fim do evento.
Para celebrar o dia do padroeiro da vermelho e branco, o presidente Leziário Nascimento não poupou esforços em fazer uma festa de primeira linha. Os festejos do dia de São Jorge começaram com a já tradicional alvorada e a queima de fogos em frente à quadra. Com tudo preparado pela equipe da vermelho e branco, a manhã na quadra da agremiação foi uma verdadeira congregação de fé. Unidos pela devoção a um dos santos mais populares da igreja católica, sambistas vestidos a caráter nas cores vermelho e branco – que representam tanto São Jorge como o pavilhão da escola – assistiram a missa e participaram do café da manhã que deu início à festa. Católicos, umbandistas e candomblecistas participaram juntos da celebração.
Dando sequência às atividades, a roda de samba comandada pelo grupo Medalha de Ouro recebeu os amantes do samba. Com feijoada e costela no bafo servidas gratuitamente ao público. Preparadas no fogão à lenha, as iguarias foram aprovadas por aqueles que prestigiaram a festa durante todo o dia até o início da noite. Durante o evento, o público pôde admirar também, uma pintura do santo feita pelo artista Jambeiro, que ilustrará as paredes do Berço do Samba. Jambeiro também é responsável pela pintura artística nos muros da quadra da escola, onde podem ser vistos os principais rostos que compõem o time estaciano.
Para encerrar a festa, uma apresentação do grupo Orunmilá levou o toque dos tambores e o ritmo africano à sede da primeira escola de samba do Brasil
foto:Dayse King
Joice Hurtado