ESTÁCIO DE SÁ PARTICIPA DE ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS DO CONE SUL . CRIANÇAS PARTICIPARÃO DE OFICINAS LIGADAS AO CARNAVAL NA QUADRA DA ESCOLA
Projeto Social: quadra da Estácio de Sá será palco para encontro internacional entre crianças e adolescentes
Rede Latinoamericana e Caribenha de Defesa de Crianças e Adolescentes promoverá atividades na quadra integrando crianças e jovens da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai
A quadra do GRES Estácio de Sá receberá, no próximo dia 17, crianças e jovens que participam, a partir do dia 14 de novembro, do Encontro do f[orum Nacional de Defesa das
Crianças e Adolescentes Adolescentes – Fórum Nacional DCA , pela Articulação Nacional dos Centros de Defesa das Crianças e Adolescentes – AMCED e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH , o qual busca fortalecer as ações de incidência a nível sub-regional de crianças e adolescentes também das coalizões nacionais do cone sul.
Pela primeira vez, uma escola de samba participa da iniciativa, que é apoiada pela Save the Children e diversas outras instituições internacionais. A iniciativa para aproximar os jovens participantes do encontro da cultura do samba, foi da Rainha do Carnaval 2018, Jéssica Maia, em conjunto com Márcia Carvalho, Coordenadora do Fórum Nacional DCA e da Comissão organizadora local.
– Para o samba e para a Estácio, este encontro é importantíssimo. Além da nossa escola ser a primeira do mundo, tem um projeto social muito consistente, que atende crianças da comunidade e com reallidades muito diferentes da desses jovens. Será um grande intercâmbio de experiências no qual, nossos jovens vão falar e demonstrar a importância da nossa cultura para o mundo e aprender um pouco de outras culturas também, comenta Jéssica.
De acordo com Márcia Carvalho, Coordenadora do Fórum Nacional DCA e da Comissão organizadora local, o encontro “ vai possibilitar um espaço de intercambio de experiências participativas na Argentina , Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, além de compartilhamento da situação atual da infância e adolescência em cada um dos países da sub-região sul . Aqui temos os maiores casos de gravidez na adolescência, trabalho infantil, exploração sexual e assassinatos de crianças e adolescentes de todo continente” .
O evento que faz parte do projeto #TejiendoRedesInfancia financiado pela União européia e realizado pela REDLAMYC , pretende construir uma linha temporal que permita visibilizar os espaços de incidência onde participam crianças e adolescentes , consensuar os principais temas que consideram prioritários e gerar um plano de ação.
Ao longo do dia ( 10 às 16h) , diversas atividades como capoeira, oficina de adereçagem, percussão e samba, farão parte do “experience” dos jovens que participam do encontro. A quadra da Estácio de Sá fica na Rua Salvador de Sá, 206 – Cidade Nova.
Fotos: Divulgação
—
Joice Hurtado
Ascom GRES Estácio de Sá
Best. Consultoria e Comunicação